Diferente de muitas áreas de atuação profissional, trabalhadores do setor de limpeza chegam em seu primeiro dia de atividades com algum conhecimento prévio. Todos nós carregamos ensinamentos sobre limpeza que trazemos de berço, e muitas vezes apenas replicamos no ambiente corporativo. É aí que o profissional erra e muitas vezes coloca sua saúde em risco.
Um pratica comum entre trabalhadores do ramo de limpeza é a mistura de produtos químicos sem conhecimento dos efeitos colaterais. Para informar sobre os riscos desta prática a Olimpo preparou 4 dias valiosas abaixo. Confira!
Somente eles serão capazes de alertar sua equipe sobre os riscos das atividades que envolvem o manuseio de produtos de limpeza. São uma forma de instruir os funcionários a utilizar corretamente os produtos de limpeza, quais procedimentos devem ser tomados, qual o processo a ser desenvolvido, além de como contornar situações de perigo com o objetivo de menor exposição ao risco possível. Disseminar o conhecimento teórico sobre o perigo de misturar produtos de limpeza e o correto uso dos equipamentos de limpeza é imprescindível para conscientizar os colaboradores.
Estar atento aos fornecedores de produtos químicos, observando se as características do produto obedecem as normas vigentes e se a qualidade do material encontra-se dentro dos padrões previstos. Não se esqueça de verificar a simbologia de produtos perigosos, responsável por indicar suas características e alertar para os riscos. Há classificações para produtos explosivos, inflamáveis, tóxicos, oxidantes, nocivos, infectantes, corrosivos e radioativos, dentre outros. A mistura de alguns elementos químicos pode causar reações danosas nos colaboradores, como queimaduras de pele e mucosa, falta de ar, ardência na garganta e tórax e até queda nos batimentos cardíacos apenas a partir da inalação. Tenha cuidado e evite contato entre dois químicos diferentes, especialmente na limpeza profissional.
Prejuízos organizacionais também podem ser causados pela manipulação incorreta de produtos químicos. Prejuízos financeiros podem ser causados por mistura ou dosagem incorreta dos produtos, diminuindo o rendimento e a eficiência dos químicos de forma que os agentes não possuam o mesmo efeito e prejudiquem a limpeza eficiente. Prejuízos podem ser observados também quanto à saúde e rendimento dos funcionários no caso de intoxicação ou ainda acidentes mais graves.
A importância de encontrar um fornecedor de produtos de limpeza que tenha indicações corretas sobre dosagem e informações técnicas que facilitem a utilização por parte da equipe de limpeza é fundamental para manter uma equipe saudável e ter as atividades realizadas de forma correta. A Olimpo indica a diluição correta de seus produtos como forma proteger a empresa e seu trabalhador, e também afim de evitar gastos desnecessários gerando danos ao meio ambientes.
Este conjunto de atitudes é essencial para educar sua equipe e tirar vícios domésticos de uma limpeza de grande porte. Deve haver seriedade no assunto já que um erro com produtos químicos pode custar a vida de um colaborador. Misturar produtos químicos é coisa séria e não lhe garante mais eficácia. Repense suas atitudes e de sua equipe!
Gostou das dicas sobre os produtos químicos e o perigo em misturá-los? Confira sempre em nosso blog!