51 3489.2100

A Olimpo apresenta soluções de limpeza com base em 4 pilares

Limpeza para Festa de Final de Ano

A cada ano que encerra, devemos festeja-lo! Sejam pelas conquistas alcançadas, dificuldades encontradas e ultrapassadas ou simples momentos compartilhados. É festa de família, festa entre amigos, eventos corporativos, Natal, Ano Novo e por aí vai. Mas, você já parou pra pensar e organizar a limpeza para as Festas de Final de Ano?

Participar de festas é fácil, mas organizá-la é uma tarefa de grande demanda e responsabilidade.  Deve-se pensar e organizar espaço, data, recursos para a realização do evento, reserva ou aluguel de salão de festas, decoração, convidados, equipe de organização e manutenção, segurança… Ufa! Mas, uma coisa é certa: a gestão da limpeza e conservação contempla grande parte da organização e sucesso da ocasião.

A higienização e limpeza do local realizada por meio de um plano de limpeza profissional eficiente são fundamentais. Abaixo, algumas dicas que facilitarão os serviços de limpeza para cada uma das etapas de seu festejo.

 

ANTES

Saber o porte e quantidade de pessoas que estarão presentes no evento, não só definirá a equipe de limpeza a ser viabilizada (antes, durante e após o evento) como indiciará a quantidade de materiais de limpeza a disponibilizar.

Avaliar cada área a ser limpa e higienizada é essencial, tanto áreas externas quanto internas. Dessa forma, poderão ser selecionados os produtos e equipamentos de limpeza adequados para cada superfície e nível de sujidade. Atentamos aqui a cautela com o uso dos limpadores adequados na limpeza de pisos conforme seu material para que não fiquem escorregadios. (veja sugestões aqui). Para janelas e espelhos, o limpa vidros Bright Glass Ultra é o mais indicado para deixa-los brilhando! Para a cozinha, utilize o detergente neutro DT 2000 Ultra para louças, Hipocall Ultra para sanitização de verduras (caso haja produção de alimentos no local), e Pasta Clean Ultra para dar brilho em itens de inox e prata. Não esqueça de disponibilizar lixeiras seletivas (modelos você também pode conferir em nosso site) para que tudo tenha destino certo na hora de descartar.

Para finalizar, o perfume dos odorizantes Efeito Air Ultra ou Ecolimp Air Lesensy também pode fazer o diferencial já na chegada dos convidados.

 

DURANTE

Traçar uma rotina de limpeza para eventos durante a festa também é muito pertinente. Além de resultar no bem estar e segurança dos convidados, evita acúmulo e incrustação das sujidades. Manter uma equipe de limpeza à disposição durante o evento, munida de materiais e equipamentos de limpeza pertinentes a cada setor, resultará em menos trabalho no pós-festa.

A maior dedicação atribuída do começo ao fim da festa são os banheiros. Esses espaços são muito utilizados durante o evento. Mantê-los limpos, higienizados e cheirosos não só está incluso nas exigências sanitárias como nas necessidades humanas e, até, sociais. É de extrema importância que os toaletes estejam abastecidos com todos os produtos e equipamentos necessários para higiene dos convidados.

O Papel Higiênico Rolão aumenta o tempo entre reposições, diferente do uso de rolinhos; o Papel toalha interfolhas gera menos desperdício; dispensers abastecidos com sabonete líquido ou Espuma Olp Ultra para higienização das mãos não podem faltar. Também é considerada essencial a disponibilização de álcool gel, o Super Clean 67. Para um ambiente perfumado lembre-se dos odorizantes utilizados no salão e para o chão, os desinfetantes DS 1000 Ultra ou Ecolimp DS 20. Banheiro alagado, com cestos transbordando, pias sujas, com odor e desabastecido pode comprometer totalmente seu evento e a imagem que seus convidados levarão da festa.

Outra dica é estar sempre de olho em problemas que possam ocorrer no salão e que não podem ser previstos, como copos quebrados e líquidos ou alimentos no chão, e que podem causar acidentes. Mantenha sua equipe atenta e preparada para atuar com discrição no meio da festa, limpando rapidamente os eventuais desastres. Evite também o acúmulo de papéis, guardanapos, copos, pratos ou talheres extras – recolha-os assim que não estiverem mais sendo usados. Além de manter o ambiente limpo, é possível adiantar a limpeza com esta atitude.

 

PÓS

Por mais que tenham sido realizadas as tarefas sugeridas durante a festa, é normal que o maior esforço seja na limpeza pós-festa. Foram diversas pessoas, com os mais diferentes hábitos em um mesmo espaço convivendo por algumas horas.

Primeiramente, organize as ações por etapas: inicie recolhendo louças e demais materiais sobre as mesas, separando-as e direcionando-as aos seus devidos lugares (cozinha, lixo, utensílios de festa e decoração, etc). Após, separe os lixos seletivamente e realize o descarte corretamente nas lixeiras seletivas com sacos de lixo de diferentes cores, designados a cada material (metais, orgânicos, papéis,…). Não esqueça de proteger os resíduos cortantes para que ninguém se corte.

Para não perder tempo na limpeza, faça um check-list e abasteça o carro funcional de limpeza com tudo que precisará, como produtos, equipamentos e facilitadores.

Na pista de dança e chão no geral após varrer a seco e remover as sujeiras sólidas como papéis e resíduos alimentares. Após este passo utilize o balde duas água com limpador e mop úmido para a limpeza. Em ambientes amplos pode-se avaliar a utilização de varredeiras manuais ou lavadoras de piso, dependendo da superfície do piso e do nível de sujidade.

Para as demandas da cozinha e banheiro valem as mesmas sugeridas na limpeza inicial, porém, havendo um alto nível de sujidade e incrustação, vale consultar a linha de químicos super concentrados da Olimpo. Um exemplo, para desengordurar fornos e assadeiras, utilize o desengordurante de alta performance DSG 28 Ultra.

Para realizar suas comemorações com o brilho especial desta época, não se esqueça das dicas da Olimpo para limpeza das festas de final de ano. Planeje-se, pois com boa gestão, equipe qualificada e produtos de limpeza eficientes o sucesso é garantido! Contate-nos e proporcione uma festa inesquecível para seus convidados e para você.

3 Dicas de Bem Estar para Clínicas e Consultórios

Com o crescimento do mercado de beleza e saúde, proporcionar bem estar ao paciente ou cliente é imprescindível em clínicas e consultórios. Alguns fatores básicos podem se tornar diferenciais quando há muitos concorrentes. Confira abaixo 3 dicas de bem estar para Clínicas e Consultórios para garantir maior conforto e fidelização de seus pacientes que a Olimpo traz para vocês.

 

Tecnologia

 

Na vida moderna a tecnologia está presente em todos os setores e em diferentes momentos do dia do cliente. Usar a tecnologia inclui estar sempre com os equipamentos para exames atualizados, mas é muito mais do que isso.

 

Para garantir uma clínica com imagem positiva e atualizada, que tal investir em tablets que permitem registrar a ficha médica dos pacientes no momento da consulta, com histórico, medicamentos e sintomas? E ainda, por que não confirmar consultas ou mesmo conferir como foi o atendimento através de mensagens de SMS ou WhatsApp?

 

Outra dica é contratar softwares de gestão para consultórios que permitem levar o negócio a outro patamar, administrando compras, gastos e pessoal.

 

Equipe

 

Fazer um recrutamento acertado é questão das mais difíceis em todas as empresas, porém contratar profissionais especiais deve ser uma missão no ramo da saúde e beleza. Lidar com pessoas, muitas vezes em situações vulneráveis, exige do profissional de saúde paciência e versatilidade. Pense na equipe como o ativo mais importante de toda clínica e consultório, pois esta nas mãos dela as primeiras impressões de todo o atendimento.

 
É de suma importância investir em treinamentos periódicos. Proporcionar também uma área para descanso e lazer para os funcionários é uma ótima ideia que muitas clínicas já estão seguindo. Descansados e felizes certamente farão um trabalho de mais qualidade.

 
Há ainda de escolher-se a secretária certa para representar a clínica ao telefone e no primeiro contato com o paciente. É preciso ganhar confiança logo no início. Busque uma pessoa carismática, respeitosa e calma.
Não se pode esquecer que é obrigatório o uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s – por toda a equipe durante atendimentos e procedimentos em clínicas ou consultórios médicos ou de odontologia.

 

Limpeza

 

Limpeza é certamente um pré-requisito não somente do cliente, mas fator firmemente cobrado por entidades reguladoras da saúde. O espaço precisa estar adequadamente limpo e higienizado, sobretudo pelo combate e controle de infecções que este meio propicia.

 
A rotina de limpeza de consultórios médicos, a higienização de consultórios odontológicos ou a limpeza de clínicas devem estar de acordo com as determinações legais de órgãos de saúde pública. É primordial cumpri-las rigidamente desde o projeto físico do imóvel do consultório, protocolando com manual de normas e rotinas de limpeza em consultórios, executando-o com uma equipe de limpeza competente e comprometida e, também, utilizando produtos de limpeza eficazes, produzidos ou comercializados por empresas de limpeza e conservação certificadas e idôneas.

 
As distribuidoras de produtos de limpeza disponibilizam produtos e equipamentos de limpeza profissional que facilitam e garantem a limpeza e higienização do ambiente do seu consultório.

 
Limpeza nesse caso é uma questão de segurança, e deve envolver investimentos conscientes e eficazes. O bem estar dos pacientes vai além do diagnóstico e deve considerar a limpeza dos pisos, a higienização de balcões e equipamentos, disponibilização de álcool 70° para higiene das mãos e banheiros devidamente limpos e desinfetados (sempre repostos com produtos de higiene pessoal: sabonete líquido, papel toalha e papel higiênico). Além disso, utilizar lixeiras com tampa de pedal é outro detalhe que evita contaminação.

 

 

Agora que você já conhece as dicas da Olimpo para clínicas e consultórios não deixe de solicitar seu orçamento e comprar produtos de limpeza para clínicas e consultórios na Olimpo. Contate-nos!

 

3 Dicas para diminuir custos da sua empresa

Em tempos de situação econômica instável cada vez mais empresas a frase de ordem: “Redução de custos”. E para que isso ocorra é necessária conscientização do impacto dos recursos utilizados e urgente mudança de atitudes por parte dos colaboradores. Assim é possível influenciar positivamente os resultados. Para iniciar esse processo de transformação econômica temos 3 dicas para diminuir custos de sua empresa.

 

Dica N°01 – A primeira dica refere-se à própria construção (ou reestruturação) física do empreendimento através de uma arquitetura favorável para a reutilização de energias naturais (água da chuva, luz solar, ventilação). Equipamentos que auxiliam o gerenciamento e controle dos consumos são bastante eficazes, como por exemplo, a adoção das descargas de caixas acopladas para os sanitários e fotocélulas para as lâmpadas. Favorecer a disposição do imóvel à posição solar e projetá-lo com aberturas e janelas vantajosas também economizam o consumo de eletricidade tanto na iluminação quanto ventilação.

 
Dica N°02 – A segunda dica está relacionada aos processos de limpeza e conservação que, igualmente, estão diretamente ligados aos recursos naturais e de energia. Assim como na utilização correta de materiais e equipamentos de limpeza. O uso de materiais não corrosivos e revestimentos resistentes para fácil limpeza dos pisos e revestimentos com produtos de limpeza eficientes também poderão trazer consideráveis economias para sua conservação.

 
Se os colaboradores e equipes de limpeza profissional da empresa estiverem conscientizados do plano de ação para economia e redução de desperdícios, já estaremos em grande vantagem. Treinamentos focados podem ser de grande valia para a equipe. Certamente a redução e consumo correto da água é um dos primeiros itens a ser referenciado. Utilizar balde duas águas, diluidores de produtos de limpeza, reutilizar água da chuva, reaproveitamento de água para a jardinagem, enxágue único para louças são algumas das medidas a serem executadas na economia desse recurso natural que está na lista de escassez.

 
A organização da limpeza externa e limpeza interna de sua empresa também devem ser repensadas e organizadas para que sejam aproveitados e reutilizados equipamentos de limpeza profissional, produtos de limpeza adequados e, até mesmo, o tempo cronológico e climático. O uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s (capacetes, botas, placas sinalizadores de piso molhado, cones sinalizadores de segurança) também são importantes pois reduzem as ocorrências de acidentes de trabalho e processos trabalhistas na instituição. A fábrica de produtos de limpeza da região metropolitana do RS, Olimpo, disponibiliza alguns produtos de limpeza e higiene desenvolvidos e pensados para diluições eficazes e econômicas que contribuem significativamente para a economia de sua empresa.

 
Dica N°03 – A dica de número três está voltada ao uso de descartáveis. Comece incentivando seus funcionários a trazerem canecas de louça de casa. É possível economizar milhares de copinhos plásticos com esta atitude. Além disso, recolha o lixo corretamente e o destine às recicladoras. Uma forma fácil de poupar sacos de lixo onde se acondicionam copos plásticos é investir em um dispensador de copos, que os coloca em fileira e permite acomodar maior quantidade dentro do mesmo saco plástico. A Olimpo dispõe de lixeiras seletivas e sacos de lixos diferenciados por cores (identificando cada tipo de material e sujidade) para auxiliar no recolhimento e possível coleta seletiva. Além disso, a Olimpo dispõe de dispensers de papel, sabonete e álcool, dentre outros produtos que auxiliam a organização e o controle de gastos evitando o desperdício.

 
Essas foram apenas 3 dicas de como reduzir custos de sua empresa que aqui abordamos. No entanto, há inúmeras outras soluções que podem ser adotadas em prol da melhora econômica de seu negócio e consequentemente da sociedade. Cada um fazendo a sua parte estará contribuindo para um todo. A Olimpo está fazendo a sua parte pensando e oferecendo produtos de alta qualidade e custo benefício por um mundo melhor. Não deixe de conferir!

Você lembrou de higienizar?

Tirar o pó, varrer, aspirar, passar pano, limpar os vidros… essas tarefas são essenciais e comprometem demasiadamente o tempo da rotina de limpeza diária. Mas você lembrou de higienizar aqueles cantinhos, acessórios e locais que não fazem parte das tarefas cotidianas na limpeza industrial ou de sua empresa? Algumas peças e locais ficam a espera da faxina pesada para serem limpas. Conforme a demora a realiza-la, há probabilidade de ser tarde demais pois poderão estar machadas; sem cor ou amareladas; com sobejo acúmulo de ácaros, germes, teias e insetos. Ainda, conforme a peça, haverá o risco de estarem obstruídas ou enferrujadas.

 

Incluir ou planejar a limpeza e higienização dessas áreas ou peças na tarefa diária dependerá da demanda a serem utilizadas ou disposição em que estão expostas. Conforme essa avaliação e critério, você programará se a tarefa será diária, semanal, mensal ou até trimestral. O que não pode é cair no esquecimento, lembrando que essas sujidades também precisam de produtos de limpeza, água e equipamentos de limpeza profissional para vida útil de suas funções com maior assiduidade.

 

Veja o que você deve lembrar de higienizar com mais frequência, como e quais produtos e facilitadores de limpeza a Olimpo recomenda utilizar:

 

·       Maçanetas

Seja qual formato ou material for, todas portas tem uma. É um dos itens com maior concentração de germes e bactérias pela alta diversificação e demanda que são utilizadas, por inúmeras pessoas. Devem ser higienizadas com limpadores multiuso como o LP OX Ultra ou o limpador de uso geral Ecolimp Multi 100. Também poderá ser desinfetada com álcool. (Confirmar produtos e menção do álcool)

 

  • Controles remotos

Sejam de equipamentos eletrônicos como TV, som, ar condicionado ou até mesmo de portões eletrônicos eles devem ser limpos com uma flanela de limpeza e detergente neutro diluído em água. Mas cuidado para não escorrer produto nos botões ou pilhas comprometendo o funcionamento dos mesmo.

 

  • Interruptores de luz e suporte de tomadas

Assim como as maçanetas também são tocados com frequência e diversificação de pessoas. Portanto acumulam germes e bactérias e também devem ser limpos com pano úmido, detergente neutro e água.

 

·       Batentes das portas

É a armação das portas e também está presente em qualquer imóvel. Pode ser de madeira, alumínio ou qualquer outro material. Deve haver um cuidado quanto ao produto e equipamento de limpeza profissional correto para não mancha-las. Recomenda-se o qual produto?

·       Lustres e Luminárias

Independente do modelo ou material devem ser limpos constantemente devido ao acúmulo de insetos que a própria luz detém. São uns dos artigos campeões de serem esquecidos por estarem altos, acima do alcance de visão.

 

·       Ventiladores de teto e ar condicionado

Mesmo que sejam apenas acionados em época de verão, são acumuladores de pó e teias de aranhas. Portanto, merecem uma visita mais seguida, acompanhada de panos de limpeza e limpadores multiuso ou apenas equipamentos de limpeza profissional destinados a alturas como espanadores de penas ou espanadores eletrostáticos (assim como nos lustres e luminárias). Caso não os limpe, quando liga-los, se encarregarão de espalhar toda a sujeira que não limpou, pelo ambiente inteiro.

 

·       Teto

Você acha que ninguém olha para o forro de sua empresa né? Nem por isso deve deixa-lo de lado na limpeza corriqueira. Por dois motivos: as pessoas olham sim! E, além de acumularem insetos, teias e muita poeira, aumentam a sujidade do chão. Portanto, seja com utilitários de limpeza para alturas ou pano umedecido com o detergente Força Ultra, remova qualquer impureza de cima de sua cabeça e de seus clientes.

 

·       Quadros

Por mais linda que seja a arte apresentada, ela se tornará feia e nada chamativa se estiver coberta de poeira. Sem contar que quanto mais suja, mais perde o brilho e se transforma em palco de uma proliferação de insetos.

 

  • Cortinas
    Limpar cortinas de tecido ou cortinas de persiana é outra tarefa que geralmente é ignorada nos afazeres de higienização profissional cotidianos. Quantas vezes as persianas dos escritórios de sua empresa foram limpas esse ano? Provavelmente, nenhuma! Ela será limpa somente na limpeza geral de fim de ano, não é verdade? A olho nu não parecem estar tão sujas, mas estão sim! E devem ser asseadas a cada três meses. As de tecido podem ser lavadas com o sabão líquido DT Wash Ultra 500 e as de plástico com o Bright Glass Ultra (< telas e acrílicos – confirmar)

 

Poderíamos passar horas falando de outros artigos que são ignorados no dia a dia da limpeza institucional planejada em sua escola, empresa, indústria, consultório, clínica hospital. Mas agora que você lembrou de higienizar os itens e áreas mais esquecidas, contate a distribuidora de produtos de limpeza Olimpo e adquira logo os equipamentos e produtos de limpeza eficazes na limpeza macro e micro do seu negócio.

Desengraxante, Desegordurante e Desincrustante: conheça a diferença destes 3 produtos de limpeza

Afinal, qual é a diferença entre desengraxar, desengordurar e desincrostar? Como faço para distinguir quando a sujeira é gordura, graxa ou já está incrustada? Calma! Vamos esclarecer tudo para você neste blog e ainda lhe apresentar como limpar com eficiência cada uma destas sujidades de forma correta. Apresentaremos para vocês o trio DDD: Desengraxante, Desengordurante e Desincrustante. Conheça a diferença destes 3 produtos de limpeza.

Antes de mais nada é importante sabermos qual é o conceito, significado e origem dessas 3 ações de limpezas que tem nomes parecidos mas são bem diferentes em seus estados físicos. Assim, compreenderemos qual a diferença entre elas, como e o que usar para removê-las. Vamos lá!

DESENGORDURAR – Remover gorduras de origem biológica como: óleos vegetais, gordura animal e ceras. Podem estar presentes em paredes, pisos, fogões, pias, utensílios de cozinha, ambientes sanitários.

DESENGRAXAR – Remoção de sujeiras à base de graxa, óleo ou determinados tipos de ceras. Comumente encontradas em oficinas e ambientes automotivos no geral, ambientes industriais e limpezas pesadas (domésticas ou institucionais).

DESINCRUSTAR – É a retirada de qualquer uma das sujeiras acima (e outras) em estado mais avançado. Que já estão a algum tempo “grudadas” no local a ser limpo. São mais espessas e precisam de uma ação mais reforçada e pesada.

A Olimpo é uma das maiores distribuidoras de produtos de limpeza do RS e tem uma gama de produtos e equipamentos de limpeza profissional a oferecer para solução dessas três limpezas. Apesar de também terem os prefixos iguais são para diferentes objetivos e trazem alguns componentes químicos diferentes, agindo também de forma diferenciada. São eles:

DESENGORDURANTE: DSG 28 Ultra.

DESENGRAXANTES: DSX Orange Ultra Foam Small e DSX Neutro Ultra.

DESINCRUSTANTES: Power Plus Ultra e Super WC Industrial Ultra.

Os equipamentos de limpeza e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também devem ser utilizados correta e eficazmente durante o uso dos DDDs: Desengraxantes, Desinfetante e Desincrustantes.

Detergente desincrustante, detergente desengraxante, removedor de graxa, desengraxante industrial, desengraxante automotivo, desengraxante de motor, desengordurante automotivo… todos são produtos químicos de limpeza de alta performance. Por isso, é indispensável o uso de alguns EPIs durante sua utilização como: luvas de limpeza, máscara de proteção, calçados de proteção e até um avental de tecido ou de napa ou uniforme específico para não manchar suas roupas.

Em relação á sua aplicação, primeiramente, é imprescindível que sejam seguidas as recomendações de diluição fornecidas pela empresa. Para facilitar esta tarefa, a Olimpo também dispõe de diluidores profissionais, baldes graduados, baldes com espremedores e mop, conjunto de baldes duas águas dentre outras variedades do gênero. O carro funcional também é outro facilitador de limpeza e higienização que pode ser utilizado. É recomendado que se aplique e espalhe o produtos com fibras de limpeza, esponjas de boa qualidade ou vassouras e mop. (CONFIRMAR QUAL ou QUAIS SÃO OS CORRETOS).

Onde comprar os produtos corretos para desengordurar, desengraxar ou desincrostar sua empresa? Na Olimpo, claro! Contate-nos, será um prazer atendê-lo. Estamos localizados na região metropolitana de Porto Alegre e dispomos entrega rápida de tudo que sua empresa precisa em químicos de limpeza pesada, equipamentos, produtos e facilitadores de limpeza industrial. Além de uma excelsa linha para automotivos como: o shampoo automotivo Autobright Ultra, o renovador de superfícies metálicas Jet Car 200, o silicone em gel New Tires Ultra Gel, removedores de ferrugem e limpa pneus.

Prevenindo acidentes com a sinalização de segurança

Sinalização é o conjunto de estímulos que informam um indivíduo sobre a melhor conduta a tomar perante determinadas circunstâncias e situações. A medida é tão importante que existem normas e padrões especificadamente pensados para ela. De acordo com a Norma Regulamentadora Nº 26 (NR 26), todos estabelecimentos ou locais de trabalho devem adotar recursos com cores e sinais a fim de indicar e advertir acerca de riscos existentes, prevenindo acidentes com a sinalização de segurança.

 

Seja através de placas sinalizadoras, adesivos, cones de sinalização, equipamentos de segurança, cordas delimitadoras, fitas demarcadoras, equipamentos de proteção ou qualquer outro material de segurança, o alerta preventivo é imprescindível. O investimento nunca será desnecessário enquanto estiver prevenindo acidentes com a sinalização de segurança para seus funcionários, clientes e terceiros. Tais medidas são essenciais na prevenção de acidentes e redução dos riscos de trabalho.

 

Para sinalizar com objetividade, eficácia e clareza, são utilizadas soluções auxiliares de fundamental importância como pictogramas (sinal ou símbolo) e cores. Os pictogramas obedecem ao sistema internacional padronizado de pictogramas, aceitos no mundo inteiro, para comunicar perigos e ações sem o uso das palavras, facilitando a compreensão e memorização de todos. São aplicados em diferentes materiais no qual possam ser decifrados da melhor maneira possível pela segurança dos locais de trabalho.

 

Por isso, existem e é obrigatório o uso de placas de sinalização de segurança específicas para determinadas situações e ambientes. Empresas, locais públicos, escolas, locais de acesso externo, todos devem utilizar os materiais na prevenção de acidentes, garantindo a integridade dos que dividem o espaço. Tais condutas são fundamentais para a relação de confiança com clientes e equipe de trabalho e redução de custos e índices de acidente de trabalho e percurso.

Durante a limpeza da empresa ou local específico, cones de sinalização e placas de sinalização de piso escorregadio são essenciais para evitar que alguém escorregue ou se machuque. O uso de equipamentos de limpeza profissional como o carro funcional , o espremedor de balde profissional e produtos de fácil aderência podem auxiliar e agilizar o processo de higienização do ambiente. Nesta tarefa, é imprescindível que a equipe de limpeza profissional esteja usando, também, os equipamentos de proteção individual (EPIs).

 

Para os recintos internos e seus acessos são exigidas, inclusive por órgãos oficiais (Corpo de Bombeiros), placas sinalizadoras para escadas, saídas de emergência, luzes de emergência e placa de sinalização de extintores. No caso de riscos de incêndios a preocupação é ainda maior. Os ambientes corporativos devem seguir à risca as Normas Reguladoras e dispor de diversas placas de saídas fotoluminescentes para que as pessoas possam se mover com rapidez e segurança até um local seguro e longe do fogo. É recomendado treinamento de combate a incêndio periodicamente.

 

Toda e qualquer sinalização de segurança é justificável pois sempre será capaz de prever algum risco, intempérie ou acidente. Por isso deve ser tratada com muito cuidado e atenção. Deve estar bem posicionada, de fácil visualização e leitura.

 

Não corra riscos! Compre seus equipamentos de sinalização e segurança na Olimpo. Temos também uma linha completa de EPI’s.

A Olimpo é uma das maiores distribuidoras de produtos de limpeza da região metropolitana do RS e dispõe de uma ampla gama de equipamentos de segurança para você e sua empresa. Consulte-nos!

Limpeza empresarial – como a limpeza contribui no crescimento de seu negócio

O desenvolvimento de um negócio, seja ele industrial, comercial ou de prestação de serviços, depende aquém de investimentos, recursos financeiros e administração adequada. Exige, também, princípios básicos organizacionais como os de limpeza e manutenção. Mas como a limpeza contribui no crescimento de sua empresa?

 

Imagine que você está em busca de um fornecedor ou solução de algum problema e irá visitar a empresa ou profissional a contratar. Chegando no empreendimento, ao estacionar seu carro, se depara com um tapete de folhas e lixos, dificultando descer do veículo. O edifício lhe mostra paredes sujas, porta enferrujada com maçaneta engraxada, entrada embarrada e a recepção cheirando a mofo. Não obstante, a atendente extremamente desmotivada pede-lhe para sentar (no sofá cheio de farelos) enquanto procura o material de trabalho e um pano para limpar o vidro para poder enxergar-lhe e prestar o atendimento.

 

Desnecessário prosseguir o restante da visita exposta acima, para saber que você não retornaria e confiaria nos serviços dessa empresa que não prima pela limpeza institucional, motivação profissional de sua equipe e bem estar de seus clientes, não é? Perceptível o fator de como a limpeza contribui no crescimento de sua empresa diante de uma cena imprópria dessas.

 

A higiene, limpeza e conservação no local de trabalho podem ser consideradas, hoje, alguns dos principais alicerces para o crescimento da empresa, que contará com funcionários saudáveis, produtivos e engajados. Assim como proporcionará aos clientes um ambiente organizado, seguro, confiável e acolhedor.

 

Investir na organização, limpeza e decoração da empresa é fundamental para o desenvolvimento do seu negócio. Existem diversos produtos de limpeza, mecanismos e equipamentos de limpeza profissional que podem ser adotados e utilizados na rotina e processo dos serviços de limpeza nas instituições. São inúmeros artigos desenvolvidos por distribuidoras de produtos de limpeza especializados em limpeza industrial e corporativa disponíveis no mercado.

 

A utilização de produtos e equipamentos de limpeza corretos para cada finalidade são uma das primeiras medidas a serem adotadas. O uso de químicos próprios para cada tipo de superfície, aplicado com o auxílio de materiais de limpeza apropriados, além de proteger os profissionais da limpeza, facilitará e garantirá a higienização e conservação de sua empresa. Produtos e materiais específicos para cada tipo de piso e nível de sujidade favorecem a limpeza profissional. Para higienizar azulejos, pias, superfícies esmaltadas e pintadas e louças sanitárias recomenda-se o Desinfetante DS 1000 Ultra em uma de suas 5 versões de aromas: algas, lavanda, ervas, pinho e doce floral. Recomenda-se também a utilização de mop úmido acompanhado de balde giratório com espremedor, um facilitador de limpeza que se faz útil neste momento (veja aqui como). Ambientes limpos, desinfetados e perfumados transmitem higiene, saúde, bem estar e organização. Não só da empresa quanto de seus transeuntes e proprietários.

 

A aromatização dos ambientes, seja em banheiros, recepções e demais departamentos, também favorece e influencia a limpeza da empresa na motivação das pessoas, contanto que sejam perfumes suaves. Para essa demanda existem os odorizantes de ambientes Efeito Air Ultra que borrifados nos cantos dos ambientes, espaçadamente, conferem aromas de limpeza e higiene.

A instalação de sistemas de higiene adequados para cada ambiente é outra medida a ser realizada. Em recepções e saídas de banheiros, é aconselhável a inserção de dispenser de álcool gel para desinfecção das mãos. Para toaletes é imprescindível a disponibilização de saboneteiras líquidas ou saboneteiras de espuma, toalheiros de papel, suportes para papel higiênico e até mesmo suportes de protetor de assento sanitário e descarte de absorvente. Já para refeitórios, cozinhas e recepções que disponibilizam cafezinho ou água, é indicado dispensadores de copos, poupa copo, lixeiras seletivas e, dentro das possibilidades e demanda, um embalador de guarda-chuvas que evitará piso molhado e acidentes em dias de chuva.

 

Trouxemos aqui, apenas algumas medidas que solucionam a premissa de que a limpeza contribui para o crescimento de sua empresa. Comedimentos que influenciarão na motivação e colaboração de seus funcionários pelo asseio e desempenho em sua empresa e ainda oferecerão aconchego, credibilidade e satisfação aos seus clientes. Consequentemente, ressaltarão princípios das diretrizes organizacionais e contribuirão para o sucesso do seu empreendimento.

 

Precisa comprar materiais de limpeza para favorecer o crescimento de sua empresa? Contate a Olimpo, uma das maiores distribuidoras de produtos de limpeza do Rio Grande do Sul e garanta uma limpeza profissional, eficiente e de qualidade para o seu negócio.

Limpeza e conservação: Como cuidar de ambientes externos.

De acordo com o primeiro item da filosofia japonesa dos 5Ss, o senso de limpeza é primordial em uma empresa. No entanto, se preocupar e executa-la somente em seu interior não é suficiente. O primeiro contato acontecerá desde a visualização da fachada de seu empreendimento à calçada, pátio ou estacionamento dela não é verdade? Se, a limpeza e conservação de ambientes externos do seu negócio estiverem comprometidas, a primeira impressão de seu cliente ou público alvo também estará.

 

Embora seja uma demanda considerada limpeza pesada, realizar essa tarefa não é tão difícil e demorada quanto parece. Não, se forem utilizados os produtos e equipamentos de limpeza adequados que você pode encontrar na Olimpo – uma das mais conceituadas distribuidoras de produtos de limpeza do RS.

 

Existem algumas dicas importantes a serem consideradas para a eficácia da limpeza e conservação de ambientes externos que ajudarão a demanda. Seja em relação as etapas, áreas e técnicas, quanto os produtos de limpeza e utilidades de limpeza profissional a serem utilizados.

 

  • FACHADAS E VIDROS

Com o aunxílio de um lava jato, inicie a limpeza de fachada e de suas aberturas, de cima para baixo (cuidando para não entrar água nos ambientes internos).

A limpeza dos vidros deve ser realizada após escorrer a água do imóvel com auxílio dos rodos limpa vidros e o limpador de vidros BRIGHT GLASS ULTRA.

Quando o telhado estiver incluso na tarefa, ele deverá ser o primeiro no processo de limpeza e manutenção de áreas externas para não sujar novamente o que já foi limpo.

 

  • PISOS

Inicialmente deverá ser varrida toda a superfície, removendo folhas, lixos e demais resíduos naturais que possam ser encontrados. Os equipamentos de limpeza profissional destinados para esta atividade devem ser próprios para áreas externas: vassouras de cerdas rígidas, vassouras para jardim, pá de lixo de cabo longo ou a pá de lixo coletora com tampa. Existem também algumas lavadoras de piso e varredeiras manuais para determinados revestimentos como os porcelanatos de área externa.

Os produtos utilizados dependerão muito do tipo de piso, resistência e nível de sujeira.

Quando houverem manchas ou sujidades incrustadas os produtos de limpeza profissional da Linha de Químicos Super Concentrados da Olimpo são os mais indicados: LP1000 Ultra, Clean Desk Ultra, Power Plus Ultra, Força Ultra, DS1000 Ultra, HS Ultra e DSX Neutro Ultra. Independente de qual produto for aplicado, as luvas não deverão ser dispensadas, ok?

Em estacionamentos ou quadras de esporte onde, geralmente, encontramos tintas para piso de concreto para delimitação de espaços, por exemplo, há um cuidado: não remover a coloração. O correto é utilizar o detergente Sabão Líquido Neutro e água.

 

  • RALOS e BUEIROS

Primeiramente deverão ser removidos os restos de folhas, papéis, embalagens, entulhos que estiverem comprometendo o fluxo de água. Após jatear água no encanamento, aplicar o Limpador Multiuso LP OX ULTRA. Seu poder desengordurante desmanchará partículas de gordura cristalizadas.

 

  • LIXEIRAS

Lixeiras de coleta seletivas de 50 ou 100 litros são as mais indicadas para áreas externas e de grande circulação. Devem estar sempre protegidas com os sacos de lixo correspondente ao seu tamanho para não vazar os descartes e causar mal cheiro.

Após serem removidos e dispensados corretamente os sacos de lixos, é importante as lixeiras com o DESINFETANTE DS 1000 ULTRA e reabastece-las com novos sacos.

 

DICAS GERAIS:

– Todas as tarefas deverão ser realizadas com utilidades de limpeza profissional e EPIs (luvas, botas, máscaras, óculos de proteção). Sobretudo quando realizadas com água e produtos químicos.

– Colocar placas ou adesivos de advertência e orientação para limpeza e conservação como: “Jogue o lixo nas lixeiras”, “Não pise nos canteiros” (além de estragar as plantas, leva terra para os demais espaços).

– As pessoas devem se conscientizar que sujar áreas externas além de conspurcar, contribui para o aumento da poluição e é uma das principais causas de alagamentos.

 

Viu como limpeza externa não é tão difícil assim? Basta organizar e realizar de forma correta, utilizando os produtos de limpeza destinados e equipamentos de limpeza que favorecerão e auxiliarão sua atividade eficazmente.

Você tem outras dicas que gostaria de compartilhar conosco? Comente aqui e divida suas experiências. Participe!

5 dicas para manter uma cozinha industrial

Muitas pessoas pensam que a intoxicação alimentar dá-se apenas por excesso do prazo de validade dos alimentos. Não sabem que, a falta de limpeza e higienização da cozinha industrial, onde os alimentos foram preparados, pode ser a real causa do contágio. Isso, porque nas cozinhas (em geral) encontramos sujidades incrustadas, gorduras, restos de comidas e matérias primas, poeiras e uma infinidade de componentes que propiciam a contaminação cruzada. Daí a necessidade e importância em manter uma cozinha industrial limpa e higienizada. A limpeza e conservação eficaz do espaço garantirão a saúde dos clientes ou funcionários e o sucesso do seu negócio.

 

A limpeza de cozinhas industriais deve ser feita com produtos e equipamentos de limpeza profissionais próprios para este fim. São espaços maiores, com diversos utensílios, pessoas trabalhando e o índice de contaminação e nível de sujeira é alto, exigindo assim, uma limpeza pesada e devidamente correta. A atenção deve ser redobrada e deve-se ter a cautela em fazer com que tudo que for utilizado na higienização destes ambientes, seja de uso exclusivo e, em hipótese alguma, ser usado em outros ambientes.

 

Anvisa  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) através de diversas diretrizes, dentre elas a Portaria CVS-6 (específica para estabelecimentos do ramo alimentício) estipula normas e legislações que atendem ao manejo dos alimentos, infraestrutura da cozinha industrial, lixos, parede, forros, janelas, portas, controle de água, matéria-prima, treinamento de funcionários e controle de pragas. Sejam em cozinhas industriais de empresas, instituições ou restaurantes a vigilância e cobrança é extremamente rigorosa e incidem multas consideravelmente altas para quem não as cumprir.

 

O primeiro passo para estar de acordo com a necessidade e fiscalização é conhecer e executar três processos fundamentais para a limpeza e conservação das cozinhas industriais.

 

  • LIMPAR – significa remover sujeiras leves, poeiras, lixos e restos de alimento do local e utensílios usando as utilidades de limpeza adequadas para cada tipo de ação.

Para louças, a Olimpo, sendo uma das maiores distribuidoras de produtos de limpeza do RS dispõe detergentes de alta performance, neutros, detergentes específicos para máquinas de lavar louça, detergente em pasta e ainda um secante de louças, próprio para máquinas industriais. São o DT 2000 ULTRA, DT ECONOMIC NEUTRO, DT 1200 MÁQUINA ULTRA, PASTA CLEAN ULTRA e o SECANTE 1200 MÁQUINA ULTRA, respectivamente.

É primordial também distinguir cada produto, acessório e utensílio de limpeza que for utilizado. Sacos de lixos coloridos para cada tipo de resíduo; panos de limpeza diferenciados por cores para chão e pisos, equipamentos de cozinha industrial e paredes não devem ser os mesmos; lixeiras seletivas, etc.

 

  • DESCONTAMINAR – é a eliminação de agentes biológicos e químicos que provocam danos à saúde e contaminação dos alimentos. Existem produtos específicos para este fim que podem (e devem) ser utilizados diretamente nos alimentos.

Nossa fábrica de produtos de limpeza oferece um poderoso sanitizante hortifrutigrangeiro a ser usado em verduras, frutas, legumes e utensílios: o HIPOCALL ULTRA.

 

  • DESINFECÇÃO – é a eliminação de micro-organismos com produtos específicos.

Para ralos, pisos, azulejos, pisos pintados e esmaltados a Olimpo desenvolveu os potentes desinfetantes DS 1000 ULTRA e o ECOLIMP DS 20.

 

Abaixo, 5 dicas de organização que empresas de limpeza profissional seguem para a limpeza e conservação das cozinhas industriais:

 

1- Varrer todo o ambiente com vassouras de cerdas específicas para o tipo de poiso.

2- Retirar resíduos das lixeiras, higienizando-os com sabão e desinfetante.

3- Iniciar a limpeza pelas paredes e rejuntes, de cima para baixo, cuidando para não molhar as tomadas. O mesmo para portas e janelas internas. O carrinho de limpeza pode ser um ótimo equipamento de limpeza nesta tarefa.

4- Desengordurar e lavar os utensílios para cozinha industrial como bancadas, para a limpeza de coifas industriais, fornos industriais, fogões industriais, exaustores, pias, mesas, panelas e outros despendem de produtos de limpeza para cozinha industrial, específicos. Os desengordurantes DSG 28 Ultra e o DSX Neutro Ultra são propícios para a maioria deles.

5- Lavar os pisos com detergente concentrado e fibras especiais, para remoção.

 

            Agora que você já sabe que é preciso não apenas limpar mas também desinfectar o ambiente e os utensílios de limpeza de cozinha industrial, não deixe de garantir os produtos de limpeza de cozinha industrial corretos e de qualidade. Contate a Olimpo e faça da sua cozinha o lugar de referência em limpeza e higiene.

Maneiras de incentivar o uso consciente de descartáveis nas empresas

No Brasil, aproximadamente um quinto do lixo (mais de 25 mil toneladas) é composto por embalagens descartáveis, utilizadas uma única vez. O uso irrefletido e incorreto desses objetos agrava problemas ambientais, geográficos e financeiros para as empresas e para a humanidade. Quanto maior o consumo desorganizado, maior a produção de produtos descartáveis que você paga e joga fora. Mas, como para todos os âmbitos, podemos mudar os índices negativos com algumas novas atitudes e mudança de outras. Existem maneiras de incentivar o uso consciente de descartáveis nas empresas que podem ser executadas facilmente e que melhoram consideravelmente a limpeza e conservação e as rotinas de limpeza profissional institucional.

Traremos aqui algumas dicas que ajudam a organizar e reduzir o descarte desmedido de materiais descartáveis e controlar o uso de produtos de limpeza e higiene, além de equipamentos de limpeza profissional eficientes para esse fim.

Quantas vezes você toma café por dia no seu local de trabalho? Se mais de uma vez, quantas vezes você usa o mesmo copinho? A maioria das pessoas tomam em torno de 5 a 8 cafezinhos ou chás por dia em seu ambiente de trabalho ou empresa que visitam. A cada vez que se servem trocam o recipiente e o descartam. Além do aumento do lixo plástico dos copinhos em si, consequentemente, há aumento no consumo de sacos de lixo. Plástico em dobro denegrindo nossa natureza, por anos!

Nesse caso, temos algumas soluções:

  • Invista em dispensers de copos plásticos, adequados a cada medida e tamanho específico e que dispensam um copo por vez evitando o uso de mais unidades para uma única bebida;
  • Utilize dispensers de descarte que alinharão os copos utilizados e diminuirão o consumo de vários sacos lixos;
  • Incentive sua equipe a substituir copos plásticos por canecas de cerâmica ou porcelana, fazendo o uso de copos descartáveis de maneira mais consciente;
  • A utilização das palhetas condizentes para cada tamanho de copo/caneca também fazem parte das medidas de redução do desperdício e fazem parte de utilidades de limpeza disponível na Olimpo.

 

Mas, além dos descartáveis plásticos, já pensou no que mais você consome que poderia utilizar de maneira mais consciente? Lembrou-se dos itens utilizados no banheiro? Regrinhas básicas de uso deveriam ser aplicadas em todos os banheiros, sejam empresariais, de escolas, de shoppings e demais sanitários públicos. Para este contexto dispomos de várias soluções, muitas delas desenvolvidas especialmente para os banheiros. São dicas básicas que auxiliarem nas rotinas de limpeza e higienização, conservação da limpeza e cuidados com o meio ambiente. Confira:

 

– Papel toalha e papel higiênico de qualidade garantem o consumo na quantidade necessária. Se forem muito finos, desmancharão demandando maior metragem.

 

– Pesquise fornecedores e invista em empresas comprometidas em lhe entregar o que estão vendendo. Metragens e tamanhos menores do que informado são comuns e requerem atenção na compra. Estabeleça uma relação de confiança com seu fabricante de produtos de higiene e limpeza.

 

– O Suporte de Descarte de Absorvente e o Protetor de Assento Sanitário além de serem extremamente higiênicos, previnem contaminações e ainda poupam papel e sacos de lixo a mais.

 

– Saboneteiras em espuma e dispensers de álcool gel ajudam a poupar o consumo de água.

 

– Organizar e separar as lixeiras por tipo de resíduo reduz riscos ambientais. Existem diversos tipos e cores de lixeiras e sacos plásticos que facilitam a separação e são fáceis de higienizar.

 

Além de todas essas dicas, produtos, acessórios e soluções é imprescindível que os funcionários recebam instruções para o uso correto destes recursos, afim de avaliar as quantidades necessárias a disponibilizar em cada suporte, dispenser ou acessório de limpeza e higiene.

Faça sua parte com os produtos e equipamentos de limpeza da Olimpo. Inicie um projeto ou campanha de conscientização em sua escola, organização ou local de trabalho. Auxilie as pessoas ao seu redor a consumirem de forma inteligente, sem desperdício e com foco no meio ambiente!

O vilão dos escritórios: como limpar seu computador

Você imagina um escritório sem computador? Certamente não mais… No entanto, por ser um dos utilitários que maior concentra germes é extremamente importante que receba uma limpeza profissional, com produtos de limpeza específicos, realizada com acessórios e equipamentos de limpeza profissionais adequados. Saber como limpar o computador do seu escritório ou empresa é fundamental, pois a falta de higienização do PC e seus componentes favorecerão o acúmulo de poeiras e demais partículas, comprometendo sua ventilação. Consequentemente, o levará ao super aquecimento e, como resultado, a diminuição de potência, vida útil ou mesmo o fim da máquina.

O cronograma de limpeza institucional não pode negligenciar a limpeza dos computadores. Tanto na limpeza da empresa em geral, quanto na limpeza dos escritórios essa dedicação é indispensável e deve ser. Afinal, qualquer (senão todos) os setores precisam ou possuem um desses equipamentos quase indispensáveis na contemporaneidade.

Surgem então, inúmeras dúvidas: Como limpar computador? Quais produtos de limpeza para equipamentos eletrônicos são corretos? Existem produtos de limpeza para telas de computadores e notebooks? Quais utilidades de limpeza devem ser usados para limpar PCs? E por aí vai…

Pensando nisso, a Olimpo, sendo uma das maiores distribuidoras de produtos de limpeza industrial do RS, elaborou algumas dicas bastante eficientes para realizar a limpeza e conservação de computadores, notebooks, acessórios e componentes. Confira:

 

MOUSE

Para limpar o mouse externamente você precisará de um pano de limpeza umedecido em água e Sabão Líquido Neutro. Se este acessório for daqueles mais antigos com bolinha, deverá removê-la de seu compartimento e, com um pincel ou palito limpar os resíduos. Uma pinça também poderá ajuda-lo para a extração desses resíduos.

 

TECLADO

Depois de desconecta-lo do computador, dê leves batidas no utensílio virado para baixo. Feito isso, com um cotonete embebecido na diluição de Sabão Líquido Neutro e água, limpe entre as teclas. Faça a limpeza das extremidades. Para encerrar, passe levemente um pano úmido com a mesma mistura usada anteriormente, nas teclas.

 

CABOS

A parte mais fácil da limpeza exige um cuidado máximo! Desligue o computador da tomada totalmente, e com um pano de limpeza apenas umedecido com água e Sabão Líquido Neutro faça a higienização. Finalize com um pano seco, de ponta a ponta, em cada um deles. Essas medidas também fazem parte da limpeza e conservação dos equipamentos de sua empresa.

 

MONITOR

E agora? Como limpar a tela do computador?

O primeiro passo é desliga-lo para enxergar melhor a sujidade da tela e, com um pano seco, remova o máximo de poeira e manchas que conseguir. Cuidado para não usar a força, sobretudo em telas LCDs e de notebooks. A moldura da tela pode ser limpa com água e Sabão Líquido Neutro deixando o pano levemente úmido.

 

GABINETE

A parte mais consistente da limpeza do seu computador. Deixamos por último pelo fato de ser a principal parte do equipamento. É ela quem dá vida e sentido a todos outros componentes e necessita de muitos cuidados.

Primeiramente desconecte todos os cabos e fios. Com o aspirador de pó elimine as sujeiras das entradas laterais, frontais e traseiras. Após, com um pano umedecido na água com Sabão Líquido Neutro remova manchas e sujidades maiores. Cuide para não respingar água. Finalize com um pano seco atentando de não sobrarem resíduos ou marcas.

 

Devemos ressaltar que foram tratadas e sugeridas neste blog apenas a limpeza externa das máquinas de sua empresa. A limpeza e conservação dos componentes internos recomendamos que sejam realizados por técnicos especializados em informática para que não haja risco de comprometer conexões, placas e configurações do seu equipamento.

Agora que você já não o enxerga mais como o vilão dos escritórios e sabe como limpar seu computador, entre em contato com a Olimpo e garanta maior vida útil de seu companheiro de trabalho. A Olimpo tem a solução e as melhores dicas de produtos de limpeza corretos para a limpeza profissional eficiente de cada parte e ambiente de seu escritório, indústria, escola, hospital ou instituição.

Olimpo! A certeza de qualidade e uma linha completa de produtos e facilitadores de limpeza profissionais ao seu dispor.

Consulte-nos!

Limpando seu porcelanato.

Quem opta pelo porcelanato para o piso de seu projeto certamente está em busca de um piso bonito, duradouro e resistente. Uma opção versátil que pode ser utilizada em áreas internas e externas e favorece a baixa absorção de líquidos e a alta resistência à abrasão física e química. Diante de tantas qualidades, causa preocupação sua conservação e manutenção. Nesse caso, a mais eficaz forma de mantê-lo com cara de novo por mais tempo, será a sua limpeza adequada e uso dos produtos para limpar porcelanato.

Além de uma sequencia apropriada de ações, o uso dos produtos para limpar porcelanato apropriados garantirá a eficácia da limpeza, conservação e ainda favorecerá economicamente a escolha do revestimento. Por isso, não saia por aí arrecadando das prateleiras quaisquer produtos ou equipamentos de limpeza para limpar porcelanato por que você pode estar cometendo um erro irreversível.

Embora existam vários tipos de porcelanato: naturais, acetinados; rústicos; antiderrapantes e o porcelanato polido (o mais comum), todos requerem cuidados para uma limpeza eficaz. É de extrema importância seguir algumas etapas para limpar porcelanato afim de garantir um piso limpo, brilhante, sem manchas, ranhuras e sujidade. Confira:

  1. Primeiramente varra com o mop seco ou uma vassoura de cerdas macias ou de pelos. (Lembre que a vassoura favorece a suspensão de algumas partículas com maior facilidade do que o mop). É importante limpar o porcelanato bem, removendo as sujeiras mais sólidas para evitar que arranhem a cerâmica nos próximos passos.
  2. Em seguida realize a limpeza úmida com o Multi 100, Sabão Neutro Ultra ou LP 1000 Ultra.

Caso o piso esteja muito sujo, recomendamos o uso do produto Força Ultra com uma alta diluição.

Importante atentar que qualquer um dos produtos de limpeza que optar deverá ser diluído em água limpa conforme as instruções apresentadas no rótulo dos produtos Olimpo.

Para passá-los no piso deverá ser utilizado um pano de limpeza limpo ou o mop úmido cuidando para não acumular produto, o que pode ocasionar o aparecimento de manchas.

  1. Para os rejuntes com sujidade acumulada aplique o saponáceo diluído e esfregue-o delicadamente com uma escova macia. Retire-o em seguida, juntamente com a sujeira.
  2. Por último, passe um pano de limpeza seco ou o mop igualmente seco para absorção total.

 

DICAS IMPORTANTES:

– Dê preferência aos produtos neutros, pois evitam manchas.

– Nunca despeje os produtos de limpeza ou químicos diretamente na superfície. Dilua-o em água limpa para que não produza manchas e aplique com auxílio de um pano ou mop.

– Utilizar os equipamentos de limpeza corretos resguarda fisicamente a pessoa que estiver limpando, auxiliando em sua ergonomia e tornando o processo mais rápido.

– Caso algum líquido seja derramado no porcelanato, limpe instantaneamente. Não espere a sujeira se solidificar no piso pois alguns tipos de pedra são mais porosas que outras, favorecendo a absorção dos resíduos.

 

O QUE NÃO DEVE SER FEITO:

– Utilizar produtos que comprometerão o brilho de seu porcelanato (independente da coloração que tiver) como: águas sanitárias, acetonas, ceras ou sabão em pó.

– Nunca use produtos abrasivos como esponjas ou fibras de limpeza pesada que poderão riscar sua pedra transformando seu porcelanato polido.

 

Agora que você já conheceu as orientações para limpar porcelanato, o uso de equipamentos de limpeza e produtos para limpar porcelanato corretos será muito mais fácil manter a beleza e praticidade deste acabamento. Quer conferir mais dicas de limpeza? Conheça mais em nosso Blog.

Como as cores contribuem na limpeza

 

Todos sabem o quanto a psicologia do sistema de cores tem forte influência e efeitos sobre as pessoas e seus comportamentos. Afinal, elas são assimiladas pelo ser humano através da visão que é um dos cinco sentidos e o que conduz com maior rapidez a informação ao cérebro. Os olhos são os sensores e o cérebro é o processador das necessidades, reações e dos entendimentos. Seja positiva ou negativamente sempre haverá uma instigação psico emocional causada pelos sistemas de cores que gerará determinadas respostas e conceitos.

Mas qual seria a relação e finalidade das colorações e sistema de cores na limpeza e higienização?

Até o momento não existe um padrão normatizado de cores para produtos e equipamentos de limpeza. No entanto, as empresas da área de limpeza fabricam artigos com tons diferentes para colaborar nas estratégias para uma correta limpeza e higienização segura. São medidas que servem para estabelecer, diferenciar e organizar cada item para determinada área a limpar através do sistema de cores.

A diferenciação por cores permite, de forma mais eficaz, a descontaminação dos ambientes. Assim, será possível evitar que panos de chão acabem pairando sobre a mesa das refeições ou de trabalho, luvas utilizadas para lavar a louça sejam as mesmas recentemente usadas na desinfecção do banheiro ou ainda os resquícios de produtos fortes passados na cozinha sejam repassados através do mesmo pano de limpeza utilizado em um berçário ou as salas de aula.

A Olimpo, como uma das maiores distribuidoras de produtos e equipamentos de limpeza profissional de Porto Alegre e região metropolitana oferece inúmeras soluções para limpeza em escolas, limpeza industrial e limpeza empresarial. São diversas utilidades de limpeza das mais variadas cores e formas que proporcionam organização e limpeza segura, eficiente e sem contaminação cruzada. Abaixo, dicas importantes para alguns dos utensílios básicos mais utilizados na limpeza diária de sua empresa e espaços, sejam internos ou externos:

 

  • PANOS DE LIMPEZA – Use panos de cores diferentes para áreas diferentes. Os panos alvejados são adequados para locais com baixa sujidade. Já os panos crus são ideais para sanitários e ambientes propícios à proliferação de vírus, germes e bactérias. Recomendamos que sejam diferenciados os panos de limpeza através de suas cores para a seguinte classificação de limpeza: banheiros, chão ou pisos, cozinhas, vidros e espelhos, e pó e eletrônicos.

 

  • ESPONJAS – Mesmo princípio, cores diferentes impedem a contaminação cruzada. As esponjas verdes, por exemplo, são destinadas a limpezas pesadas: paredes, rejuntes, azulejos. Já as azuis somente para as louças e limpezas leves. As brancas são utilizadas em superfícies que podem riscar e requerem maior cuidado.

 

  • LUVAS – As amarelas podem ser direcionadas para limpezas de baixa sujidade como escritórios e salas. As azuis para limpeza pesada, com alto grau de sujidade como banheiros, quartos hospitalares, lixeiras ou ambientes com maior concentração de bactérias. Para as cozinhas recomendamos a laranja ou qualquer outra cor que não esteja sendo utilizada nos demais ambientes.

 

  • MOPS ou VASSOURAS – É possível comprar diferentes fibras para delimitar o uso em cada ambiente. Utilize vassouras utilitárias para ambientes internos (pisos mais delicados), vassouras de palha para pátios e vassouras de fibra mais resistente para situações que demandem esfregação. Já os mops de limpeza já possuem fibras de cores diferentes, permitindo o mesmo sistema de cores recatado anteriormente para diferentes ambientes.

 

  • BALDES DE LIMPEZA – Baldes duas águas são de extrema importância na limpeza correta dos ambientes. Com eles, é possível utilizar um compartimento para umedecer o pano com produto e outro apenas para enxágue. Este tipo de balde apresenta possibilidade de diferenciação também por cor. A limpeza úmida também pode ser feita utilizando dois baldes simples, porém de cores e finalidades distintas.

 

  • SACOS DE LIXO – Tanto o sistema de cores dos sacos de lixo quanto das lixeiras tem um papel fundamental na conscientização ambiental e reciclagem dos descartes. Neste fator a determinação é universal, sendo: sacos azuis para papéis, marrom para resíduos orgânicos, verde para vidro, branco ou transparente para lixo hospitalar e médico, amarelo para metal, vermelho para plástico, roxo para resíduos radioativos, cinza para materiais não reciclados e pretos para madeiras.
  • LIXEIRAS – Seguindo a ideologia das cores dos sacos, os principais armazenadores de lixo devem ser de plástico (para melhor e constante higienização e descontaminação) e também tem os mesmos direcionamentos de cor que os sacos de lixo.

Opções e equipamentos de limpeza para solucionar esta preocupação e cuidado não faltam. Há ainda a preocupação em guardar separadamente os equipamentos de limpeza do sistema de cores, para mais uma vez evitar a contaminação. A diferenciação correta e uso consciente dos seus acessórios e utensílios de limpeza e higienização são fundamentais para a saúde de seus funcionários, clientes e consequentemente de sua empresa. Ambiente limpo e organizado é garantia de sucesso e ótimos resultados.

As dicas foram úteis? Não deixe de conferir maiores informações aqui no nosso blog da Olimpo!

Cuidados de limpeza e conservação para cada estação do ano

O período de troca de estações sempre vem acompanhado de mudanças nas temperaturas e no clima, o que se torna um desafio para as equipes de limpeza e conservação. Como manter o padrão de limpeza profissional nas diferentes épocas do ano? Quais as particularidades de cada estação? Confira as dicas da Olimpo sobre limpeza institucional!

 

  • Verão

A estação mais quente do ano, que acontece entre os meses de dezembro e março, é propícia para limpezas pesadas e atividades que exijam secagem natural. Aproveite este período para efetuar a limpeza de tecidos, áreas externas, piscinas e demais ambientes ou materiais que nem sempre são beneficiados pela umidade do resto do ano.

Mesmo assim, é importante ter cuidados especiais em relação ao uso da água para limpeza e conservação. Nesse período, é comum acontecer dias de racionamento, além da divulgação de campanhas para evitar o desperdício e o uso indiscriminado. É importante orientar as equipes de limpeza a utilizar com moderação a água no momento da limpeza industrial, seguindo processos pré-definidos em relação ao volume gasto no serviço. A economia traz benefícios à empresa tanto financeiros quanto ambientais, uma vez que evita despesas além da conta e poupa os recursos. Para facilitar esse processo, equipamentos de limpeza profissional podem ser empregados, como balde duas águas, espremedores para balde e kit limpa vidros, que reduzem a quantidade a ser usada, além da lavadora de piso, que garante uma limpeza eficiente.

 

  • Outono

Durante os meses de março a junho, o outono espalha flores e folhas pelas calçadas e pátios. Nessa estação do ano, as práticas mais comuns dos serviços de limpeza voltam-se para a conservação dos ambientes externos. Vassoura de jardim, lixeiras, sacos de lixo e varredeira manual representam algumas das utilidades de limpeza que são imprescindíveis nessa época, facilitando o recolhimento das folhas. Nos dias chuvosos, também comuns nesse período, embaladores de guarda-chuva podem fazer toda a diferença na entrada do estabelecimento, oferecendo conforto e funcionalidade aos visitantes e colaboradores da empresa.

Aproveite esta época para finalizar as limpezas maiores iniciadas no verão e que pela irregularidade do tempo deverão ser adaptadas dali para frente.

 

 

  • Inverno

De junho a setembro, o inverno é a estação mais rigorosa no que diz respeito ao frio e à incidência de doenças como gripe, resfriados e alergias. Por isso, os cuidados com a limpeza e higiene dos ambientes devem ser ainda maiores. O uso de equipamentos de proteção é obrigatório em qualquer época do ano, mas, durante o inverno, é recomendado reforçar junto à equipe a importância dos EPIs para evitar o contágio e a propagação de vírus e bactérias. Álcool gel e luvas descartáveis são alguns dos produtos que devem ser utilizados com frequência, e é importante instruir sua equipe de trabalho sobre a importância do uso do álcool gel para evitar transmitir ou mesmo se contaminar com doenças. Um tapete personalizado também pode fazer a diferença na porta de entrada, evitando que a sujeira vinda da rua fique espalhada pelo piso da empresa, o que ajuda a evitar acidentes causados pela umidade do piso.

 

  • Primavera

No período de setembro a dezembro, a primavera exige cuidados de higiene na empresa relativos à prevenção de alergias, que são mais recorrentes nesses meses do ano. A limpeza de superfícies e a abertura de janelas para a troca de ar são práticas funcionais durante essa época. Utilize lustra móveis para limpar as superfícies de trabalho e evitar problemas respiratórios, além de limpadores potentes para ambientes com grande acúmulo de pó.

 

Para todas as estações do ano, é importante manter a equipe bem treinada e conhecer bem o portfólio da distribuidora de produtos de limpeza. Assim, você pode definir os utilitários certos para verão, outono, inverno ou primavera e manter sempre os padrões de limpeza e conservação. Utilize o blog da Olimpo sempre que precisar de inspiração para manter os ambientes de sua empresa com qualidade profissional!

 

Procurando indicação de produtos? Confira as sugestões da Olimpo aqui.

Ar-condicionado com saúde

A chegada das estações mais frias do ano representa uma época propícia para a propagação de gripes, resfriados e doenças respiratórias, principalmente em ambientes de trabalho onde há concentração de pessoas e o ar-condicionado permanece ligado durante todo o dia. Mas não só a mudança de temperatura na troca de clima que prejudica o corpo humano. Em nosso dia-a-dia, as instituições que trabalhamos podem tomar algumas medidas para evitar a propagação de vírus e bactérias. Uma medida importante e que impacta direramente na saúde dos colaboradores é a limpeza de ar-condicionado. Vamos ver algumas dicas e entender um pouco mais da importância dessa prática de limpeza?

 

  • Ar-condicionado pode ser prejudicial à saúde?

O ar-condicionado têm a função de retirar a umidade do ambiente, o que faz com que as pessoas que estejam expostas ao aparelho sintam suas vias aéreas ressecadas, gerando dificuldade para respirar, sensibilidade na garganta, tosse e irritações nos olhos e nariz. Ar-condicionado pode ser prejudicial quando utilizado de maneira incorreta, com temperatura muito baixa ou muito alta, eliminando ao poucos a qualidade do oxigênio disponível no ambiente. Alguns transtornos que podem ocorrer desta pratica são as doenças em decorrência da mudança de temperatura do ambiente externo com o interno, bem como resfriados e dores de cabeça devido ao desconforto térmico. Aconselham-se sempre temperaturas entre os 20 e 23 graus para evitar transtornos.

 

  • A importância da limpeza do ar-condicionado

O filtro do ar-condicionado acumula impurezas fazendo com que circulem bactérias, fungos e ácaros, dentre outros poluentes. Ar-condicionado sujo causa doenças e  facilita a entrada de vírus, bactérias e fungos, aumentando o risco de se contrair infecções e agravar alergias, desencadeando o contágio de todo o ambiente de trabalho.

Além disso, o filtro sujo causa uma diminuição na eficácia do aparelho, que passa a exigir um esforço maior da mecânica e repassa a poeira para o interior do ambiente. A falta de manutenção do ar-condicionado impacta em um maior consumo de energia, uma vez que o filtro tem sua passagem de ar obstruída. Por isso, é necessária a higienização do filtro de ar mensalmente, conforme as orientações dadas pelo fabricante sobre limpar o ar-condicionado.

 

  • Como limpar ar-condicionado?

O filtro deve ser retirado do ar-condicionado já desligado, seguindo as instruções contidas no manual do produto para não danificar o aparelho durante a remoção. Utilizando de equipamentos de limpeza profissional, a equipe de limpeza precisa ser orientada a lavar o filtro com sabão neutro ou limpadores de uso geral, secando-o posteriormente com panos de limpeza. O filtro deve ser limpo numa periodicidade curta, de preferência mensal, para estar sempre em um padrão de limpeza profissional adequado.

 

  • Quais os benefícios?

Além dos benefícios relacionados à saúde e a boa qualidade do ar no ambiente de trabalho, limpar o ar-condicionado traz melhorias em outros aspectos para a empresa. Uma equipe saudável faz a produtividade aumentar, e consequentemente os lucros! Além disso, o rendimento do aparelho depois de limpo aumenta consideravelmente. Com isso, o consumo de energia reduz e a vida útil do ar-condicionado e do compressor são prolongadas, enquanto que a emissão de poluentes também diminui. Após a manutenção, a máquina passa a barrar a poluição outra vez, uma vez que o filtro encontra-se limpo e age como uma forma de bloqueio. Por isso, a limpeza deve ser feita regularmente.

 

A relação custo/benefício, portanto, torna-se bastante proveitosa para a organização que, além de melhorar a qualidade do ar que se respira e evitar problemas de saúde de seus colaboradores, também economiza em custos, energia e ainda ajuda o meio-ambiente. Gostou das dicas? Confira sempre mais informações no blog da Olimpo!

O perigo em misturar produtos químicos

Diferente de muitas áreas de atuação profissional, trabalhadores do setor de limpeza chegam em seu primeiro dia de atividades com algum conhecimento prévio. Todos nós carregamos ensinamentos sobre limpeza que trazemos de berço, e muitas vezes apenas replicamos no ambiente corporativo. É aí que o profissional erra e muitas vezes coloca sua saúde em risco.

 

Um pratica comum entre trabalhadores do ramo de limpeza é a mistura de produtos químicos sem conhecimento dos efeitos colaterais. Para informar sobre os riscos desta prática a Olimpo preparou 4 dias valiosas abaixo. Confira!

 

  1. Treinamento, treinamento, treinamento!

Somente eles serão capazes de alertar sua equipe sobre os riscos das atividades que envolvem o manuseio de produtos de limpeza. São uma forma de instruir os funcionários a utilizar corretamente os produtos de limpeza, quais procedimentos devem ser tomados, qual o processo a ser desenvolvido, além de como contornar situações de perigo com o objetivo de menor exposição ao risco possível. Disseminar o conhecimento teórico sobre o perigo de misturar produtos de limpeza e o correto uso dos equipamentos de limpeza é imprescindível para conscientizar os colaboradores.

 

  1. Escolha seus fornecedores com cuidado.

Estar atento aos fornecedores de produtos químicos, observando se as características do produto obedecem as normas vigentes e se a qualidade do material encontra-se dentro dos padrões previstos. Não se esqueça de verificar a simbologia de produtos perigosos, responsável por indicar suas características e alertar para os riscos. Há classificações para produtos explosivos, inflamáveis, tóxicos, oxidantes, nocivos, infectantes, corrosivos e radioativos, dentre outros. A mistura de alguns elementos químicos pode causar reações danosas nos colaboradores, como queimaduras de pele e mucosa, falta de ar, ardência na garganta e tórax e até queda nos batimentos cardíacos apenas a partir da inalação. Tenha cuidado e evite contato entre dois químicos diferentes, especialmente na limpeza profissional.

 

  1. Evite prejuízo.

Prejuízos organizacionais também podem ser causados pela manipulação incorreta de produtos químicos. Prejuízos financeiros podem ser causados por mistura ou dosagem incorreta dos produtos, diminuindo o rendimento e a eficiência dos químicos de forma que os agentes não possuam o mesmo efeito e prejudiquem a limpeza eficiente. Prejuízos podem ser observados também quanto à saúde e rendimento dos funcionários no caso de intoxicação ou ainda acidentes mais graves.

  1. Conheça os produtos que esta comprando.

A importância de encontrar um fornecedor de produtos de limpeza que tenha indicações corretas sobre dosagem e informações técnicas que facilitem a utilização por parte da equipe de limpeza é fundamental para manter uma equipe saudável e ter as atividades realizadas de forma correta. A Olimpo indica a diluição correta de seus produtos como forma proteger a empresa e seu trabalhador, e também afim de evitar gastos desnecessários gerando danos ao meio ambientes.

 

Este conjunto de atitudes é essencial para educar sua equipe e tirar vícios domésticos de uma limpeza de grande porte. Deve haver seriedade no assunto já que um erro com produtos químicos pode custar a vida de um colaborador. Misturar produtos químicos é coisa séria e não lhe garante mais eficácia. Repense suas atitudes e de sua equipe!

 

Gostou das dicas sobre os produtos químicos e o perigo em misturá-los? Confira sempre em nosso blog!

Como armazenar produtos químicos com segurança

São cada vez mais frequentes nos noticiários matérias sobre pessoas feridas por uso ou consumo de produtos químicos. Crianças que beberam líquidos perigosos, jovens que causaram explosões misturando químicos, trabalhadores que sem o uso de EPI’s acabaram por ferir-se na sua rotina de trabalho. Programar o armazenamento dos produtos químicos e dos equipamentos de limpeza profissional é tarefa séria deve ser tratada com seriedade e responsabilidade.

O armazenamento de produtos químicos é essencial para que a limpeza profissional ocorra da maneira correta, uma vez que está diretamente relacionada à qualidade, aos atributos e às propriedades dos materiais utilizados. A conservação dos químicos deve receber atenção da equipe de limpeza, abrigando-os em espaços que sejam propícios para a manutenção das características dos químicos conforme as instruções estabelecidas pelo fornecedor e presentes na embalagem.

O ambiente de recebimento deve obedecer regras da vigilância sanitária, ser em local fechado e fresco, além de possuírem acesso restrito afim de evitar utilização equivocada ou desperdício. Todos os frascos devem estar devidamente identificados, e jamais deve-se reutilizar embalagens (de químicos ou não) para separar porções. Este é um cuidado básico e de suma importância e a falta dele já resultou em óbitos. O risco de ingestão quando colocado em garrafas de refrigerante, por exemplo, tem se mostrado cada dia mais alto. Especialmente em escolas, ou ambientes que potencialmente possam ter crianças, é importante manter produtos químicos guardados a certa altura, além de fechados em armário.

Após o armazenamento de produtos químicos com segurança, o manuseio também demanda cuidados. Com intuito de resguardar as equipes de limpeza e mesmo seus clientes, empresas devem investir em frascos borrifadores devidamente identificados, carros funcionais que permitam guardar os materiais e carregá-los de forma segura pelos espaços a serem limpos, além do uso de químicos próprios ppara a limpeza do ambiente, evitando contaminação e diminuindo tempo de exposição. O manuseio dos produtos químicos também demanda o uso de EPIs, como luvas de proteção, botas e máscaras, conforme o produto em questão, para que não haja nenhum tipo de contágio.

A correta armazenagem de produtos químicos impacta diretamente na qualidade do serviço de limpeza, podendo facilitar o trabalho e resguardar o funcionário, como trazer malefícios muitas vezes irreversíveis se não respeitado. Fora do setor organizacional, muitos são os casos de crianças e adultos contaminados por produtos por conta do armazenamento inadequado. No que diz respeito às empresas, é importante que os funcionários sejam treinados e orientados para que tais erros não sejam cometidos e causem acidentes de trabalho. Proteja-se, treine sua equipe e conte com as dicas da Olimpo para alcançar uma limpeza eficiente e segura!

Dicas eficientes para o trabalho em Lavanderias

Uma rotina de trabalho eficiente em lavanderias profissionais baseia-se em uma equipe treinada, processos bem definidos e produtos de limpeza para lavanderia adequados. Confira as dicas que a Olimpo separou para você!

Os colaboradores da empresa que compõem a equipe de trabalho em lavanderias devem ser orientados pelos gestores a ficar atentos aos mínimos detalhes, sendo o serviço minucioso e dependente de uma série de procedimentos. É necessário que os profissionais estejam instruídos sobre as máquinas de lavanderia, conhecendo seu funcionamento e especificações, de forma a operá-las da maneira correta para evitar retrabalho, desperdício ou acidentes. A empresa deve ter como estratégia essencial o treinamento de seus funcionários, tanto daqueles que já realizam as tarefas como também dos recém-contratados. A revisão de procedimentos com o objetivo de se manter um padrão de limpeza é muito importante para que seja feito um bom trabalho e evitar erros comuns, como misturar roupas com panos de chão ou de limpeza.

Produtos de limpeza profissional também são essenciais e estão diretamente ligados com a qualidade do serviço a ser percebida pelo consumidor da empresa. Os químicos e equipamentos de limpeza devem ser selecionados com cuidado a partir dos catálogos de distribuidoras de produtos de limpeza, conferindo suas composições e uso indicados para não danificar tecidos. O amaciante industrial e o sabão líquido devem ser de alta performance e para tecido diversos, de forma a agirem como facilitadores no processo de trabalho dentro da lavanderia. Determinadas peças de roupa exigem cuidados especiais, para isso, selecione os produtos mais indicados em cada caso.

Muitos pensam que os produtos de limpeza para lavanderia são apenas aqueles voltados para a lavagem de roupas, mas outros químicos também são importantes nesse trabalho! Oxxy Ultra da Olimpo é um limpador a base de peróxido de hidrogênio que surgiu para facilitar a limpeza em lavanderias por ser extremamente versátil e eficiente. O que torna o Oxxy tão eficaz é o fato de poder ser utilizado, em pequenas dosagens, para remover manchas de tecidos, atuando como um alvejante sem cloro de fácil diluição e aroma agradável. Pode também ser utilizado para a higienização de equipamentos para lavanderias industriais. A versatilidade do Oxxy garante um ótimo resultado entre os produtos de limpeza para lavanderia, pois apenas um produto atende diversas necessidades.

Outro fator importante no serviço em lavanderias industriais é o cuidado com desperdício de produtos e o descarte de químicos, mantendo sempre a responsabilidade ambiental como parte integrante da rotina de trabalho. A empresa deve estudar como proceder com o descarte da água contaminada e concentrar esforços para que o mesmo aconteça. Outro fator importante é investir em produtos concentrados que permitem o uso consciente de químicos e evitam o desperdício. Os procedimentos devem considerar a quantidade de água gasta, de químicos de limpeza e o impacto geral de sua empresa ao meio ambiente.

Aproveite as dicas da Olimpo sobre produtos de limpeza para lavanderias e aprimore seus serviços. Se for cliente, cobre por produtos e equipamentos de qualidade da sua lavanderia de preferência e fique atento à atenção dada por eles para questões ambientais. Limpeza é uma questão de saúde!

 

Procurando indicação de produtos? Confira as sugestões da Olimpo aqui.

O lixo e a coleta seletiva

A responsabilidade socioambiental é imprescindível para as empresas atualmente, devendo estar presente nos valores das organizações e em seus processos internos e externos. O lixo e a coleta seletiva são parte essencial dessa conscientização, uma vez que, segundo os dados do CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), quase 170 milhões de brasileiros não são atendidos pela coleta seletiva em suas cidades. O estudo realizado aponta que cerca de 18% dos municípios têm programas de coleta seletiva e que apenas 15% da população total do país pode realizar essa prática em casa. Ou seja, os esforços para melhorar esse cenário precisam vir dos meios público e privado, que têm investido cada vez mais nessa área pelos benefícios ambientais do uso de lixeiras seletivas.

 

Porto Alegre figura entre as capitais com melhor posição no ranking de coleta seletiva de lixo, conseguindo atender a praticamente 100% dos cidadãos. O grande avanço nas cidades acontece quando tanto a população quanto as organizações compreendem a importância da separação de lixo. O primeiro passo é tornar isso um hábito diário dentro de casa e das empresas, fazendo uso de lixeira de coleta seletiva em sua rotina. Confira as dicas da Olimpo!

 

Todos os tipos de papéis são recicláveis, desde as caixas de leites e iogurtes até o próprio papelão. Mas tenha cuidado: papéis que contém material orgânico, como resto de comidas, pontas de cigarro, fitas adesivas, dentre outros, não podem ser reciclados. Caixas de pizza, por exemplo, devem ser divididas na hora da separação: a parte com gordura é lixo orgânico e o restante é seco.

 

Os plásticos, por sua vez, representam mais de 90% de todo o lixo produzido no mundo e, portanto, podem ser amplamente reciclados, como sacos de supermercado, garrafas pet e brinquedos infantis.

 

No caso de vidros limpos e secos, a correta separação também permite a reciclagem, bem como de metais. Lembre-se que lâmpadas, medicamentos, eletrônicos e pilhas nunca devem ser descartados para a coleta seletiva!

 

A lixeira 50 litros e lixeira 100 litros devem contar com saco de lixo para coleta seletiva. O uso de lixeira colorida é essencial para o descarte correto dos objetos, portanto, lembre-se: azul para papéis, vermelho para plásticos, amarelo para metais, verde para vidros, preto para madeiras, laranja para materiais perigosos ou contaminados, branco para ambulatórios e serviços de saúde, roxo para radioativos, marrom para orgânicos e cinza para resíduos gerais, não recicláveis ou misturados. Para facilitar a separação, recomenda-se utilizar saco de lixo colorido, que também torna mais fácil o reconhecimento e o transporte pela empresa correta dos materiais descartados em lixeiras seletivas.

 

Para realizar a separação correta de lixo em organizações, é importante o uso de coletor de resíduos apropriados, pois cada um possui uma indicação específica. A lixeira de coleta seletiva com abertura frontal é apropriada para ser colocada em áreas de livre circulação, como pátios, por exemplo, onde as pessoas podem jogar o lixo na abertura de modo fácil e rápido. A lixeira basculante não é indicada para o uso em banheiros, uma vez que pode ocorrer o contato do lixo com a tampa. Os contentores, por sua vez, são recomendados para armazenar e transportar uma densidade maior de lixo.

 

Compreender a importância da separação de lixo em lixeiras seletivas é o primeiro passo que empresas, colaboradores e a população em geral deve dar para fazer parte de atitudes ecologicamente corretas. É o nosso futuro em jogo. Faça a sua parte!

 

 

 

 

 

Organização 5 estrelas para hotéis

A organização de um hotel é elemento essencial para um bom funcionamento e, principalmente, para causar impressões positivas nos hóspedes. A limpeza em hotel é um importante processo, uma vez que consumidores relacionam a higiene (ou a falta dela) diretamente à qualidade do estabelecimento. Confira as dicas que a Olimpo preparou sobre como fazer limpeza em hotéis digna de 5 estrelas!

Uma boa higiene depende de 4 pilares bem trabalhados, sendo eles: produtos, facilitadores, mão de obra e EPI’s. Estes fatores devem atuar em sintonia para que o resultado da limpeza seja eficiente e passe segurança ao cliente. Os cuidados básicos iniciais estão relacionados aos funcionários de limpeza, que devem utilizar uniformes e equipamentos de proteção individual, como toucas descartáveis, luvas e outros meios que evitam a contaminação. São medidas preventivas para a saúde do profissional da limpeza, como essenciais para um bom desempenho do serviço de limpeza em hotelaria. Os profissionais devem ser treinados e passar por reciclagens constantes para que o padrão seja mantido.

Os produtos de limpeza para hotéis devem ser específicos para a limpeza profissional, selecionados conforme as necessidades de cada ambiente e administrados com cuidado pelos funcionários de limpeza. Utilizando-os nas diluições corretas e aplicando conforme indicação, os espaços terão garantia de limpeza de alto padrão. Aliado a equipamentos de limpeza pata hotéis, o uso de bons químicos trará rapidez na limpeza além de baixo custo. Invista em carros funcionais para hotéis para tornar o serviço mais eficiente como um todo. Ele é recomendado para o transporte dos equipamentos e produtos de limpeza, de modo a não atrapalhar o movimento dos hóspedes nos corredores e melhorar o andamento do trabalho.

Alguns facilitadores de limpeza para hotéis também são essenciais na higiene dos espaços, como o uso de dispensers com álcool gel posicionados em locais de fácil acesso e regularmente renovados conforme o cronograma de limpeza. Este deve prever os diferentes movimentos do dia e o fluxo de hóspedes em cada ponto do estabelecimento.

Investir em bons dispensers de produtos de higiene em banheiros sociais também é de suma importância, como facilitadores para papel higiênico, papel toalha e sabonete. Os dispensers devem ser alocados de maneira correta para um bom funcionamento operacional e economia, evitando desperdícios ou vazamentos.

Placas sinalizadoras também devem marcar os espaços em que está ocorrendo a limpeza, de modo que os clientes tenham cuidado e que se evite quaisquer acidentes em virtude de pisos ou superfícies úmidas e escorregadias.

Além disso, outros facilitadores podem tornar a limpeza ainda mais apurada, como cabos extensores e prolongadores, que tornam possível acessar lugares mais difíceis mantendo todos os espaços limpos e organizados.

Lembre-se de que a boa experiência do hóspede depende de diversos elementos. Os detalhes fazem a diferença! Tapetes personalizados com o logo do hotel, localizado nas portas de entrada, contribuem para a conservação da limpeza do piso e também ajudam a reforçar a marca junto ao cliente. O uso de difusores de ambiente, que deixam o espaço com um aroma agradável, também podem constar em um manual de boas práticas de limpeza, que deve ser entregue à equipe para tornar ainda melhor o serviço.

Gostou das nossas dicas? Tenha sempre em mente que a limpeza em hotel deve ser planejada, executada e avaliada, prevendo cada uma das etapas do trabalho, realizando os processos envolvidos e conferindo o resultado obtido para manter os hóspedes satisfeitos e a organização cinco estrelas! Confira mais dicas sobre limpeza no blog da Olimpo e conheça nossos produtos!

Ambiente saudável e limpo melhora a experiência de compra

Uma boa experiência de compra de um consumidor depende de diversos fatores. Alguns deles compreendem questões subjetivas e psicológicas do cliente, outros demandam esforços de vendas por parte da equipe, e há ainda as questões relacionadas a limpeza e conservação da loja ou shopping center. Pesquisas indicam que a limpeza, a higiene e a boa aparência do ponto de venda influenciam no momento de decisão do consumidor e podem fazê-lo desistir da compra e optar por outro estabelecimento.

Por se tratar de um elemento essencial para o bem-estar dos clientes, a limpeza institucional exige um cuidado operacional rigoroso de modo a manter o espaço limpo e receptivo, com o objetivo de causar uma boa impressão no consumidor e deixá-lo confortável em sua experiência de compra. Sendo um dos primeiros pontos a ser considerado no processo de compra, mesmo quando ocorre de forma inconsciente, a limpeza e conservação do local devem utilizar os produtos de limpeza adequados para se manter o padrão de higiene necessário.

Os produtos de limpeza utilizados devem ser de perfil institucional, uma vez que produtos voltados para o uso doméstico são desenvolvidos para ambientes com exigências distintas daquelas de uma loja ou shopping center. O fluxo de pessoas que circulam no ambiente afeta a qualidade e determina os tipos de produtos necessários para manutenção. Para um ambiente limpo, os químicos de limpeza mais indicados são aqueles limpadores de alta performance, como LP1000 Ultra, além dos produtos para pisos como muito transito e alta durabilidade. Os equipamentos de limpeza específicos também são importantes nesse processo, uma vez que contribuem para que os procedimentos envolvidos nos serviços de limpeza sejam executados da melhor maneira possível pela equipe, de acordo com as orientações específicas para cada tipo de loja. As recomendações da legislação vigente, conforme o serviço prestado, também devem ser levadas em conta, atendendo aos itens exigidos pelos órgãos de fiscalização, como a vigilância sanitária.

Além disso, existem outros facilitadores de limpeza que contribuem para a experiência de compra do consumidor. Dispensers com álcool gel reforçam a preocupação da marca com um ambiente saudável e a limpeza em loja. Deve haver incentivo para o uso também por parte dos funcionários do estabelecimento. Nos banheiros de clientes e colaboradores podem ser utilizados dispensers saboneteiras, papel higiênico rolão, além de papel toalha para a higienização das mãos. Todos sempre repostos e com manutenção frequente para que o uso seja contínuo.

Outra dica de bem estar é o uso de difusores de ambiente, que conferem um aroma agradável ao espaço e geram identificação por parte do consumidor. Muitas marcas atualmente trabalham com apelos sensoriais de marketing que impulsionam a experiência de compra por meio de recursos subjetivos. Lojas que fazem uso desses difusores passam a ser identificadas pelos clientes através desse perfume em específico, que colabora para a sensação tanto de um ambiente higiênico, limpo e saudável, bem como torna aparente a preocupação da marca em causar uma boa impressão em seu público.
Gostou das nossas dicas sobre a importância de um ambiente saudável para a experiência de compra? Confira nossos produtos e equipamentos no site da Olimpo!

 

Procurando indicação de produtos? Confira as sugestões da Olimpo aqui.

Funcionários protegidos: importância do uso dos equipamentos de segurança

Os equipamentos de segurança, também chamados de equipamentos de proteção individual (EPIs), são imprescindíveis para garantir a saúde e a proteção dos colaboradores, de forma a evitar quaisquer consequências negativas que possam ocorrer em virtude de um acidente de trabalho. Assim, os EPIs protegem o funcionário de ferimentos que possam comprometer suas vidas e a capacidade de exercer suas atividades. Quer saber mais sobre os equipamentos de segurança essenciais nas empresas? A Olimpo preparou informações úteis para você.

 

Os equipamentos de segurança são elementos essenciais na segurança do trabalho, portanto, as organizações devem comprar EPIs com certificado de aprovação conforme as determinações do Ministério do Trabalho, que regula a venda de EPIs no mercado. Os gestores devem compreender que a qualidade do material de EPI está diretamente relacionada à proteção dos seus funcionários e à segurança no trabalho. Além disso, o uso dos EPIs é previsto por uma norma técnica, que obriga o empregador a distribuir gratuitamente equipamentos de proteção individual aos profissionais conforme tarefa executada.

 

Os equipamentos de proteção são definidos de acordo com os riscos ocupacionais de cada função, que permitem identificar quais os perigos dentro de cada posto da empresa, de forma a neutralizar eventuais acidentes. Assim, tornam-se responsáveis por proteger os colaboradores individualmente e reduzir as ameaças presentes na rotina através do uso de equipamentos de segurança no trabalho. A supervisão do uso dos EPIs cabe à empresa, que deve assegurar que os funcionários estejam realizando o uso adequado dos equipamentos de segurança durante todo o expediente, de forma a evitar transtornos ao trabalhador e à própria organização. Os equipamentos de proteção individual são essenciais para que as atividades de todos sejam realizadas com segurança e eficiência, buscando sempre o melhor desempenho.
Equipamentos de segurança no trabalho incluem protetores auriculares, óculos, máscaras, luvas, capacetes, botas, dentre outros tipos que veremos a seguir, e são normalmente relacionados às grandes indústrias. Porém, empresas que trabalham com equipamentos de limpeza profissional e de produtos de limpeza devem realizar investimentos nessa área, uma vez que seus colaboradores lidam diariamente com químicos para limpeza, tornando o uso de equipamentos de segurança essencial.

 

Há diferentes tipos de EPI, que são divididos conforme a zona do corpo a ser protegida para a melhor segurança do trabalho: proteção para a cabeça (touca de proteção e touca de proteção descartável, além de capacetes), auditiva (protetor auricular), respiratória (máscara bico de pato e máscara descartável), ocular (óculos de proteção), mãos e braços (luva de vaqueta, luvas de procedimento, luvas de proteção e luva forrada), pés e pernas (bota da proteção, propés, sapatos de segurança), tronco (avental de napa ou avental de tecido, colete de sinalização), além de grande gama de equipamentos contra quedas.
Além de adquirir e disponibilizar para seus colaboradores os EPIs, a empresa deve criar ações de incentivo do uso, sempre sinalizando que o maior beneficiário é o próprio usuário, que protege sua integridade física. Estar consciente da importância é o primeiro passo para a realização de um trabalho seguro. O segundo é utilizar o equipamento da maneira correta, conforme indicado pelo fabricante e informado pelo Ministério do Trabalho. Buscar passar as informações corretas, manter a equipe motivada e tratar a questão com seriedade é garantia de sucesso em matéria de segurança!

 

Precisa de mais informações? Acesse o site da Olimpo e conheça nossa linha de EPIs. Nós podemos ajuda-lo a encontrar os equipamentos corretos para o perfil de sua empresa. Acesse!

 

Procurando indicação de produtos? Confira as sugestões da Olimpo aqui.

Como manter a motivação de sua equipe de limpeza

Inspirar os colaboradores que compõem as equipes de limpezas é uma tarefa que exige esforços específicos por parte dos gestores. A motivação é um fator de extrema importância para as empresas, e os serviços de limpeza merecem um cuidado à parte na rotina. Confira algumas dicas da Olimpo!

 

EQUIPE

O trabalho em equipe é essencial em qualquer ramo, mas a limpeza institucional demanda um grande alinhamento dos colaboradores. Dessa forma, crie práticas para aproximar as pessoas, fazendo com que os funcionários conheçam mais uns aos outros. Também é interessante realizar dinâmicas para compreender as facilidades e dificuldades de cada membro da equipe. Encontros informais durante o almoço para conversar sobre outros temas, não envolvidos na limpeza da empresa, podem ser uma forma de tornar o grupo mais unido.

 

FEEDBACKS

A motivação profissional está muitas vezes ligada, no ramo de limpeza industrial, às respostas recebidas pelos funcionários por parte de seus gestores. Assim, procure sempre realizar um feedback individual, orientando o colaborador sobre como realizar suas atividades e elogiando seu desempenho sempre que possível. Evite comentários mais específicos sobre algum funcionário em grupo!

 

LIDERANÇA

Estimule uma postura de liderança entre os colaboradores, apoiando iniciativas e ressaltando a importância da proatividade para a motivação no trabalho. Deixe claro aos funcionários que eles possuem liberdade para ir além das tarefas estabelecidas no momento de zelar pela limpeza e conservação das instalações empresa.

 

APRENDIZADO

Estimule o aprendizado e proporcione o ensino contínuo para seus colaboradores. Mantenha-os atualizados sobre as novidades de produtos de limpeza e como esses podem facilitar ainda mais a rotina, bem como dos equipamentos de limpeza que chegam ao mercado. Para motivar o grupo, explique a importância da equipe, demostrando como produtos, pessoas e processos precisam estar em sintonia para um bom resultado. Esteja aberto a ideias: os colaboradores conhecem bem a rotina de limpeza, portanto, ouça suas sugestões e críticas para impulsionar a motivação da equipe de limpeza.

 

NOVIDADES

Mostre à equipe como as novidades em produtos de limpeza são capazes de tornar o trabalho ainda melhor. Alguns equipamentos e utilidades de limpeza servem de apoio ao trabalho dos colaboradores. Máquinas como lavadoras, extratoras e aspiradores tornam o serviço mais rápido. Um carro funcional permite que os utensílios de limpeza sejam conduzidos com maior facilidade, por exemplo. E as novidades continuam também na área de químicos, que, quanto mais eficientes, tornam o serviço de limpeza visível aos olhos de todos trazendo bem estar ao grupo.

 

INCENTIVOS

Sempre que possível, estabeleça um sistema de incentivos para os funcionários. Há diversas formas de agregar benefícios aos colaboradores que tiverem os melhores desempenhos. Para isso, estabeleça metas e foque nos resultados. Pesquisas com a equipe podem ajudar a descobrir quais os desejos e interesses do grupo. Depois, planeje bônus, oferecendo-os como prêmio àqueles que exercerem de forma satisfatória seu serviço, servindo de estímulo aos demais. Torne os incentivos uma forma de celebrar as conquistas da equipe: não perca o momento e invista em reconhecimento. Happy hour, almoços especiais e brindes podem ser alternativas de baixo custo e com grande resultado na motivação da equipe de limpeza.

 

Gostou das dicas? Acompanhe o conteúdo exclusivo no blog da Olimpo e inspire-se a motivar sua equipe diariamente!

 

Gestão de Restaurantes: organização é a chave

A fachada atrativa, o ambiente aconchegante, a sensação de ordem, limpeza e cuidado, o capricho nos pratos e o atendimento impecável demandam esforços conjuntos de cozinheiros, fornecedores, garçons, atendentes, serviços de limpeza e um ótimo gerenciamento: os desafios da gestão de restaurantes são diários, e a organização é a chave para solucioná-los com eficácia. É necessário ter em mente a responsabilidade que o trabalho exige de seus profissionais, que devem possuir um perfil versátil, espírito de liderança, capacidade de trabalhar sob pressão em multitarefas, visão logística e bom relacionamento com funcionários e clientes. Para tudo isso funcionar, algumas práticas são primordiais. Confira-as:

 

– Contas: os custos de fornecedores, estoques, infraestrutura e equipe podem corresponder a despesas altas, mas um controle financeiro diário é essencial para verificar se o negócio irá suprir os custos semanais e mensais.

– Localização: considere o bairro e as redondezas da cidade, bem como a facilidade de estacionamento ou acesso, como fatores fundamentais no momento de decisão do cliente sobre frequentar ou não o seu estabelecimento.

– Espaço: na parte interna do restaurante, organize seu funcionamento em ambientes distintos (com aberturas largas para a passagem de mais pessoas e acessibilidade), de forma a criar um fluxo de movimento no interior do local, do salão de refeições à área dos lavabos (evitando mesas próximas às portas dos banheiros) e entrada à cozinha.

– Ambiente: um dos elementos fundamentais na satisfação dos consumidores em restaurantes é o ambiente, que deve ser adequado à proposta do local em todos os mínimos detalhes, dispondo de móveis confortáveis e posicionados de forma funcional, decoração agradável, cuidado com ruídos sonoros (da música ambiente à acústica do espaço), iluminação bem projetada e…

– Higiene: uma má higiene provoca não apenas a repulsa dos frequentadores como também pode acarretar risco para a saúde dos clientes, problemas com a vigilância sanitária e ameaçar a segurança do trabalho. Dessa forma, é imprescindível que a limpeza do restaurante seja realizada de forma impecável, utilizando-se de equipamentos de limpeza profissional e utensílios para restaurante que estejam adequados às exigências de uma cozinha industrial, como produtos e facilitadores.

– Atitudes: de simples práticas como comprar produtos de limpeza com baixa espumação, que gastam menos água para enxaguá-los da superfície, a iniciativas de responsabilidade socioambiental (veja nossas recomendações aqui!), realize esforços diários em seu restaurante para aumentar a produtividade.

– Sintonia: fique atento ao equilíbrio entre o produto, o restaurante e o cliente, de forma que os três elementos essenciais do ramo estejam em acordo — só assim virão os resultados desejados.

– Empatia: o estímulo à qualidade do atendimento em restaurantes deve contar com treinamentos e incentivos aos funcionários para que tenham uma atitude de liderança e proatividade, que têm como objetivo despertar a satisfação dos clientes através de prontidão e gentileza, do garçom ao auxiliar de limpeza.

– Público: conheça seus clientes e saiba quem você quer que frequente seu restaurante, estabelecendo as estratégias do negócio desde a comunicação da marca até formas de tornar o ambiente ainda mais receptivo, utilizando-se de pesquisas para investigar os desejos e expectativas dos consumidores.

 

Fique atento às dicas da Olimpo!

 

Procurando indicação de produtos? Confira as sugestões da Olimpo aqui.

Consumo consciente de energia e recursos naturais

Uma tarefa que cabe a todos nós. Com o crescimento desordenado do consumo e suas consequências drásticas para o planeta, torna-se cada vez mais evidente a importância da preservação de recursos naturais. As práticas socioambientais, primeiramente ligadas às iniciativas de organizações não-governamentais, têm recebido a devida atenção por parte das empresas nos últimos anos, que passaram a perceber os impactos negativos que o consumo desenfreado de recursos acarreta tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente. Para isso, a gestão de responsabilidade socioambiental não apenas alia o desenvolvimento à preservação, como também traz resultados práticos para as empresas através de diferentes esforços. Veja alguns desses!

 

Redução de material de expediente: minimizar os gastos com instrumentos presentes no dia a dia da empresa através da reutilização de produtos que podem ser reciclados, aumentando seu ciclo de vida, e de equipamentos de limpeza profissionais e econômicos.

Eficiência energética: confira a certificação do selo Procel (Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica) no momento de uma compra de um equipamento para garantir o consumo consciente de energia.

Consumo consciente de água: da instalação de torneiras com aerador (que reduz a vazão) à identificação de possíveis vazamentos, reformulações estruturais da empresa e práticas simples do cotidiano podem reduzir o desperdício.

Consumismo e lixo: utilize lixeira e contentor de coleta seletiva para a separação do lixo, e, se possível, impulsione o envio de resíduos para a reciclagem;

Iluminação: aproveite a luz solar para reduzir o consumo de energia elétrica através de práticas simples como manter persianas levantadas, minimizar repartições entre setores, ampliar janelas e pintar paredes de tons claros; além disso, repense os sistemas de iluminação, fazendo uso de lâmpadas mais eficientes (que demandam menos energia para a mesma quantidade de luz), sensores de presença e posicionamento estratégico das luminárias.

Ar-condicionado: dê preferência a modelos mais eficientes, utilize temporizadores, evite que o aparelho fique exposto ao sol nas áreas externas e aposte na passagem de ar para causar uma ventilação natural no ambiente.

Educação ambiental: promova a conscientização entre os funcionários, implementando diretrizes estratégicas com metas a serem atingidas de forma integrada aos processos diários, e consolide dos valores da empresa através de políticas corporativas de responsabilidade socioambiental, permanecendo atento às demandas da empresa, da sociedade, do mercado e do meio ambiente.

 

Os benefícios da educação ambiental não tratam apenas da sustentabilidade do planeta através do equilíbrio entre a natureza e nossas ações ou da redução de despesas para as empresas. O respeito ao meio ambiente deve fazer parte dos valores da organização por construir uma imagem positiva, ampliar a produtividade, promover a inovação, integrar os colaboradores e incentivar a satisfação do cliente. As práticas garantem resultados diretos em vendas e participação de mercado, já que os consumidores têm, cada vez mais, atribuído valor às marcas sustentáveis que investem e propagam suas ações socioambientais. Assim, é importante a realização de campanhas que disseminem a postura da empresa junto à sociedade de forma transparente.

As pessoas estão interessadas em como se tornar um consumidor consciente, mas também desejam que as marcas com as quais têm afinidade estejam engajadas na causa, dando início a uma tendência global. O público está disposto em contribuir com projetos que promovem mudanças sociais e ambientais e já exerce uma pressão sobre as empresas para que apresentem soluções inovadoras e voltadas para o consumo consciente e sustentabilidade. Aproveite essa oportunidade!

MANTENDO A ORGANIZAÇÃO E A LIMPEZA NA ESCOLA

Confira dicas de como manter a limpeza escolar e a organização dos diversos recursos de uma instituição.

 

Nos diversos espaços que formam uma escola, desde a sala de aula até pátios e quadras esportivas, todos tem em comum a importância da limpeza no ambiente escolar. Cada um desses espaços possui sua frequência particular de limpeza e exige cuidados específicos na manutenção e organização dos produtos e equipamentos utilizados. O volume de recursos materiais que uma escola administra no seu dia a dia é grande, por isso é importante saber como manter os ambientes organizados. Para isso uma lista com dicas para auxiliar na gestão, organização e conservação dos recursos, além de preservar a limpeza escolar.

 

NA BIBLIOTECA

Fonte de pesquisas e estudos, o acervo da biblioteca deve ser bem estruturado e o ambiente confortável e convidativo ao leitor. Manter prateleiras e exemplares limpos e sem pó é um cuidado constante, bem como manter o ambiente higienizado de forma geral. Manter dispensers de álcool gel é uma forma rápida de incentivar a desinfecção das mãos antes e após o manuseio do material, evitando contaminação. É interessante também escolher um aroma característico para este ambiente e utilizá-lo em difusores e desinfetantes, criando uma lembrança de local acolhedor e convidativo.

 

NA SALA DE AULA

Nas salas de aula a limpeza deve ser intensificada e ocorrer a cada turno, garantindo a higiene do ambiente e a segurança dos alunos. Deve-se eliminar pó, papéis e migalhas de cima das mesas, cadeiras e chão, além de não esquecer de cuidar de prateleiras, armários e lousas, para que sejam preservados. Para facilitar este serviço, produtos químicos de limpeza específicos para limpeza de classes, produzidos para tirar manchas de canetas e sujeiras normalmente concentradas em carteiras escolares podem auxiliar neste processo. Produtos destinados à limpeza de quadros também são importantes pois garantem a limpeza sem danificar a superfície.

 

EM PÁTIOS

A gestão escolar deve investir em organização consciente e coletiva, por isso ambientes de grande movimentação como pátios e corredores são locais onde esta mensagem deve ser propagada. A instalação de lixeiras para coleta seletiva é uma atitude simples e que conta com a colaboração de quem circula por estes lugares. Os resultados ficam ainda melhores quando se realiza um trabalho de conscientização com os alunos e com a certeza que, após recolhimento, o lixo será encaminhado corretamente ao seu destino.

 

MATERIAIS ESPORTIVOS

Os materiais utilizados nas aulas de educação física, nos intervalos ou outras atividades lúdicas devem ser guardados com cuidado e em um local reservado exclusivamente para seu armazenamento, garantindo a usabilidade dos equipamentos.  Manutenção regular se faz necessária, higienizando e limpando cada vez que o material for utilizado.

 

REFEITÓRIOS

Os locais onde estudantes, funcionários e visitantes realizam suas refeições são pontos chave da limpeza na escola. Por serem ambientes de uso comum são encontrados resíduos diversos, de migalhas de alimentos a material descartável. Cada superfície com seu nível de sujidade. Portanto, a mão de obra especializada em limpeza deve realizar uma rápida triagem, atacando as áreas de maior impacto inicialmente e utilizando produtos de limpeza eficientes e destinados corretamente ás necessidades. A limpeza após os intervalos e os períodos de aula deve ser ágil e rápida, se utilizando de químicos apropriados e equipamentos capazes de trazer eficiência aliada à velocidade.

 

 

É importante compreender que os procedimentos de limpeza no ambiente escolar devem sempre observar as boas práticas e o bem-estar comum, utilizando-se de equipamentos de limpeza para realizar as atividades com eficiência, equipamentos de segurança para garantir a saúde dos funcionários e produtos químicos confiáveis e eficazes. É possível identificar que todos estes aspectos são de responsabilidade da administração da instituição, porém a limpeza na escola deve ser um hábito arraigado na cultura dos colaboradores e gestores, além de incentivada constantemente na conduta dos alunos e visitantes. Manter a escola limpa é fruto da colaboração de todos!

Saiba mais sobre os produtos da Olimpo indicados para cada área da escola. Clique aqui

Procurando indicação de produtos? Confira as sugestões da Olimpo aqui.

LIMPEZA INSTITUCIONAL E SEUS PROFISSIONAIS

Mantenha sua empresa sempre organizada e limpa com o apoio de profissionais de limpeza – confira as dicas da Olimpo

Do pequeno ao grande empreendimento, de instituições de ensino às indústrias: todos necessitam de manutenção e limpeza institucional regular no ambiente de trabalho. Manter a ordem e ter cuidado com o local de trabalho garantem sucesso na execução dos serviços de higiene e influenciam no rendimento dos funcionários.

Listamos abaixo algumas atividades ligadas à limpeza que devem ser realizadas diariamente nas empresas:

– Limpeza de pisos, superfícies e equipamentos mobiliários;

– Abastecimento de materiais de consumo diário, como reposição de dispensers de sabonete líquido e abastecimento de suportes para papel higiênico e toalheiros;

– Coleta de resíduos descartados;

Mas afinal, como organizar estas tarefas?

Muitas organizações possuem pessoas específicas para os serviços de limpeza, contratados para serem responsáveis por manter o ambiente limpo e organizado diariamente. Há também gestores, geralmente de escritórios e agências, que preferem contratar estes profissionais de limpeza eventualmente para realizar apenas aquelas tarefas mais pesadas e que necessitam de equipamentos e produtos especiais. Para quem não possui uma pessoa de confiança, empresas especializadas auxiliam a fornecer mão de obra de limpeza, as chamadas limpadoras.

O responsável na organização por contratar a equipe ou serviço de limpeza deve ponderar a melhor estratégia para sua execução a custos viáveis. Se pensarmos, por exemplo, em lugares que necessitam de desinfecção e redução de resíduos contaminadores, como clínicas e consultórios, a periodicidade deve ser maior e levar em conta a ausência dos pacientes no local para execução das tarefas. O papel de um bom administrador é descobrir a melhor opção e viabilizá-la.

Contudo, existem alguns pontos que sempre devem ser levados em conta quando falamos em limpeza institucional e seus profissionais de limpeza. Veja:

PERFIL

Agilidade, organização e conhecimento dos produtos. O bom profissional de limpeza é aquele que visualiza as necessidades e entende a funcionalidade do produto de limpeza que estará aplicando. A comunicação com a equipe é um aspecto importante a ser incentivado, pois é necessário trabalho conjunto para a manutenção do ambiente limpo.

FACILITADORES

Com a evolução da tecnologia facilitadores de limpeza tornam-se cada vez mais ágeis. Máquinas que ajudam na qualidade e rapidez da tarefa estão ao alcance de todos, e cabe ao profissional de limpeza utilizar equipamentos de limpeza profissional que facilitem seu trabalho e aumentam a produtividade do serviço. As prestadoras de serviço ou funcionários liberais da limpeza devem sempre indicar facilitadores condizentes com a realidade e as necessidades da empresa que lhes contratou. A máquina lavadora de pisos, por exemplo, apresenta uma solução rápida, segura e econômica para a higienização de grandes áreas. Busque profissionais que entendam do assunto e sejam capazes de indicar o melhor equipamento para sua empresa.

SEGURANÇA

Os equipamentos de segurança são essenciais para garantir a saúde e bem-estar do profissional de limpeza. EPI’s como óculos de proteção, luvas e botas impermeáveis (e todos os outros adequados à função) devem ser disponibilizados para que o serviço possa ser executado com responsabilidade e qualidade. Proteger o funcionário é papel dele próprio e da empresa para qual trabalha. No caso de trabalho terceirizado, exija que o profissional esteja utilizando equipamentos de segurança. Mais do que um direito, EPI é lei.

EFICIÊNCIA

Na hora de escolher os químicos para limpeza profissional, comprar de uma empresa especializada faz a diferença. Uma empresa qualificada saberá indicar qual o produtos de limpeza ideal para cada necessidade e cada ambiente. Além disso, treinar o profissional é indispensável para obter eficiência e rentabilidade. Bons produtos aliados a conhecimento podem evitar desperdício e reduzir o custo da limpeza.

 

Para resultados englobando todas estas dicas, conte com a Olimpo. Além de químicos eficientes e equipamentos modernos, a Olimpo presta consultoria e treinamentos que permitem qualificar sua empresa e equalizar os custos conforme sua realidade. Conheça!

Vamos salvar a água do planeta?

A seguir dicas para diminuir o consumo de água e utilizá-la de forma consciente.

– Nas reformas, faça a troca de vasos sanitários optando por modelos com válvulas modernas que utilizam apenas 3 litros de água a cada descarga.

– Compre produtos de limpeza com baixa espumação. Você gastará menos água ao enxaguar o produto da superfície sendo limpa.

– Adquira baldes duas águas, onde uma terá o produto e a outra será utilizada para enxague. Assim não será necessário realizar a troca das águas constantemente.

– Fique atento a vazamentos de torneiras, chuveiros e vasos sanitários, que podem consumir água sem um uso justificável.

– Instale torneiras com temporizador, evitando que sejam mal fechadas ou que fiquem abertas por muito tempo.

Economize com as dicas da Olimpo!

Saiba como a prática da filosofia japonesa 5S pode ajudar sua empresa

Para quem enfrenta diariamente desafios quanto à organização da sua empresa e equipe de trabalho, buscar soluções criativas e eficientes pode trazer resultados satisfatórios. A prática da filosofia japonesa 5s na organização de empresas é um desses conceitos que nos inspiram a mudar e inovar no nosso dia a dia.

Esta prática vem se popularizando no Brasil e é utilizada pelos japoneses desde o fim da Segunda Guerra Mundial, quando reconstruíram seu país. Vendo o esforço necessário para reerguer sua nação criaram esta prática funcional, conhecida como prática de organização 5S.

A prática do 5S dever ser realizada em conjunto, objetivando um ambiente saudável na empresa. Os 5S servem para melhorar a organização do trabalho padronizando práticas saudáveis, organizando cada coisa em seu lugar e melhorando a utilização do que é essencial, focando em medidas que façam a engrenagem da empresa rodar com perfeição.

A metodologia utilizada une cinco conceitos de qualidade que na língua japonesa iniciam com a letra S. Esta prática aplicada em negócios consiste em organizar a base da empresa de acordo com 5 sensos primordiais, sendo eles:

  1. Senso de limpeza
  2. Senso de utilização
  3. Senso de ordenação
  4. Senso de saúde
  5. Senso de autodisciplina

 O foco de atuação e conscientização da Olimpo, o SENSO DE LIMPEZA, aponta que mais importante do que manter o ambiente limpo, é não sujá-lo. Para ampliar a qualidade do ambiente, faz-se importante limpar todos os locais da empresa, como paredes, teto, móveis e objetos e mantê-los sempre limpos, evitando acumulo de sujeira. As máquinas e instalações devem estar em perfeita condição de funcionamento para que sua utilização não acarrete em prejuízo. Assim também deve ser tratada a consciência coletiva sobre consumo responsável, pensando sempre em ambientes organizados e harmoniosos. Separar o lixo é uma forma de ser responsável com o ambiente à sua volta e lixeiras para coleta seletiva auxiliam a tornar esta ação mais prática.

O SENSO DE UTILIZAÇÃO se concentra no uso de apenas o que é necessário. Livre-se de objetos que diminuem seu espaço útil, auxiliando no fluxo de seu dia a dia.

O SENDO DE ORGANIZAÇÃO visa deixar cada coisa em seu lugar. Eliminar copos plásticos em um local apropriado como o dispensador de copos, por exemplo, elimina espaço desnecessário de lixeiras, diminuindo o volume de lixo e deixando o ambiente organizado!

O SENSO DE SAÚDE incentiva a padronização para garantir a integridade da equipe. Promove a saúde mental e física dos colaboradores. Um passo sugerido pela Olimpo para promover o senso de saúde é disponibilizar álcool gel para assepsia das mãos, ato que pode prevenir doenças contagiosas como H1N1.

E, para colocar tudo isto em prática, o SENSO DE AUTODISCIPLINA deve ser incentivado a fim de alcançar a produtividade e melhorar o clima organizacional de maneira contínua. Se todos participarem deste processo, não será desgastante para nenhum membro da equipe e todos se beneficiarão com os resultados.

A Olimpo garante que aplicando corretamente a filosofia 5S em sua empresa o resultado será positivo e trará bem estar coletivo à equipe. As atividades unem os colaboradores e fazem com que haja incentivo constante aos que não ainda não aderiram à ideia. O policiamento mútuo faz com que o projeto funcione sem grandes contratempos e os ganhos em comportamento e qualidade de vida no trabalho podem ser vistos rapidamente.

Siga nossas dicas! Aplique os conceitos 5S e confira a melhoria na qualidade dos processos e serviços de sua empresa.

Diluidor

PARA DILUIÇÃO CORRETA UTILIZE DILUIDORES PROFISSIONAIS.

Eles são mecanismos de diluição diária de produtos químicos que permitem maior segurança, rendimento e precisão no uso. Ao utilizar o equipamento proteja-se sempre com avental impermeável, luvas e óculos de proteção.

Nosso modelo é 40% mais compacto, permite acoplar mais de uma peça para compor uma central de dosagem, não tem necessidade de uso de ponto de energia pois é totalmente mecânico, possui acionamento por botão, além de  diluir produtos de maior densidade a baixa pressão.

Dentre os benefícios do uso do diluidor esta a possibilidade de diluir o produto concentrado no momento do uso, sem que o operador tenha contato com o produto químico.

Você protege sua equipe e diminui os custos com produtos químicos, acertando na dosagem e aumentando o rendimento.

Como promover o bem-estar no seu ambiente de trabalho em 3 dicas rápidas

Saiba como organizar o ambiente de trabalho ideal para sua empresa

No dia a dia do trabalho em empresas, escritórios e áreas administrativas de organizações, sabemos que existe a necessidade de manutenção e organização do ambiente melhorando o bem-estar dos funcionários e clientes, além de facilitar e trazer praticidade nas funções exercidas. A Olimpo preparou algumas sugestões para melhorar o ambiente de trabalho e aplicando estas dicas você poderá sentir os resultados fazerem a diferença no cotidiano do seu trabalho.

(mais…)

Como promover o bem-estar no seu ambiente de trabalho em 3 dicas rápidas

Saiba como organizar o ambiente de trabalho ideal para sua empresa

No dia a dia do trabalho em empresas, escritórios e áreas administrativas de organizações, sabemos que existe a necessidade de manutenção e organização do ambiente melhorando o bem-estar dos funcionários e clientes, além de facilitar e trazer praticidade nas funções exercidas. A Olimpo preparou algumas sugestões para melhorar o ambiente de trabalho e aplicando estas dicas você poderá sentir os resultados fazerem a diferença no cotidiano do seu trabalho.

 

1) Ambiente de trabalho limpo traz mais rendimento.

Garantir um ambiente de trabalho saudável é algo fundamental para o bom rendimento dos funcionários e é um cuidado essencial que sua empresa deve ter. Manter o ambiente de trabalho limpo requer trabalho responsável e esforço coletivo, porém com os produtos de limpeza certos esta tarefa se torna mais rápida.

 

2) Na hora de cortar gastos, cuide para não cortar a eficiência na limpeza.

Em tempos de redução de custo nas empresas, muitos empresários buscam por diminuir os investimentos e refinar seus gastos em diversos segmentos vistos como secundários. Algumas questões básicas, como os produtos de limpeza entram na lista de cortes, muitas vezes por não haver uma análise profunda nos benefícios do gasto em produtos químicos eficientes. No entanto, os funcionários de limpeza sabem a diferença que faz um bom produto na hora de executar seu trabalho, diminuído o tempo da tarefa e aumentando a eficácia da higienização.

 

3) Invista em equipamentos que auxiliem no dia a dia.

Existem equipamentos que além da importância em sua função final, são grandes aliados para o bem-estar da equipe. É o caso das placas de segurança, que servem de alerta para os funcionários e passantes evitando que haja acidentes.

Outro exemplo são os baldes duas águas, que proporcionam menor gasto de água e melhoram a organização do trabalho realizado pela equipe de limpeza, que terá sempre próximo água limpa para enxágue e o produto químico já diluído para execução da tarefa.

 

Superar a expectativa do comprador é um objetivo da Olimpo, que busca sempre garantir o bem-estar no ambiente de trabalho de nossos clientes. Um administrador que busca o melhor custo x benefício para sua empresa deve estar disposto a olhar para todas as áreas de investimento. A Olimpo sabe que no quesito limpeza, existem ferramentas para transformar o seu ambiente de trabalho no ambiente de trabalho ideal para o seu bem-estar e de todos os funcionários da empresa.

Então, você que precisa de informações precisas sobre produtos de limpeza e outros equipamentos, tem na Olimpo um canal direto, com conteúdo de qualidade para a vida diária no trabalho. Na hora de comprar buscando um ambiente de trabalho ideal e seguro, procure a Olimpo!

Conheça o Olimpinho

Precisamos lhe contar uma história. O ano era 2002 e um funcionário estava usando o detergente neutro da Olimpo. De repente, uma bolha de sabão se criou e nada poderíamos fazer para estourá-la! Nasceu, aí, o Olimpinho, a bolhinha mascote da Olimpo. (mais…)

Dicas sobre Tratamento de Pisos

Tratamentos de pisos protegem as superfícies por mais tempo adicionando um brilho bonito como acabamento. Produtos modernos e equipamentos adequados garantem facilidade e rapidez na aplicação das ceras.

Onde começar?

EM UM PISO NUNCA TRATADO

Decida onde se dará o tratamento e isole a área para evitar acidentes. Esta área poderá ficar isolada durante todo o dia, portanto, se planeje.

Comece a aplicação de produtos sempre do canto mais longe em direção a porta.

Se o piso for ou estiver poroso, trate-o primeiramente com Selador Autoflex 2000. Aguarde a secagem.

Limpe bem o piso com DT Economic Neutro, retirando por completo o produto da superfície e secando totalmente a umidade.

Aplique a cera de sua escolha com mop aplicador, tomando cuidado para não deixar pingar. O mop deve estar molhado de cera porém não escorrendo, o que pode atrapalhar o processo. Aplique camadas finas.

Deixe secar 45 minutos entre camadas para aplicar as demais.

Aguarde 12 horas antes de recolocar os móveis no lugar para não estragar o tratamento.

Caso a cera solicite em 12 horas já é possível encerar ou dar brilho.

* A escolha correta cera impacta diretamente na durabilidade. Considere sempre o tráfego e a resistência necessária para a área. (mais…)

4 sinais que carros podem ser mais sujos que banheiros

Já se imaginou dirigindo com tantos germes quanto você espera encontrar em um banheiro?

E sabe porque isso ocorre? Porque limpamos banheiros frequentemente, porém esquecemos de desinfetar os carros que utilizamos no dia a dia. Confira: (mais…)

Espuma nem sempre é sinal de limpeza!

Será que quanto mais espuma um sabão ou um detergente produz, maior é o seu poder de limpeza?

Esta é uma dúvida de limpeza comum, e facilmente solucionada! Não! Espuma não é garantia de limpeza. Espumas são na maioria das vezes, adicionadas ao processo químico de produção para aumentar a sensação de limpeza, mas não é somente através dela que é possível higienizar de maneira correta ambientes e equipamentos.

Além disso, precisamos relacionar o excesso de espuma diretamente com o gasto de água. Imagine que em um piso limpo com detergente que gera muita espuma serão necessários diversos litros de água a fim de diluir e tirar a espuma da superfície. Muita espuma pode também entupir tubulações, poluir rios e prejudicar a fauna.

Com intuito de facilitar o processo de limpeza e realizá-lo de forma mais consciente a Olimpo formulou produtos com baixa espumação e com alto rendimento. Os produtos permitem ainda a diluição, o que faz parte de um consumo inteligente e da diminuição de custos.

No mais, a Olimpo, empresa fabricante de químicos próprios garante sua qualidade com fórmulas modernas para oferecer os melhores produtos químicos ao mercado, capazes de exercer sua funcionalidade de forma eficiente e antenada com as demandas do meio em que vivemos.

Tapetes Personalizados

Conhece os tapetes da Olimpo?

Possuímos tapetes vulcanizados personalizados ou lisos e tapetes WaterKap.

A personalização dos tapetes vulcanizados é feita com o próprio vinil, onde a imagem é recortada do tapete e preenchida com vinil de outra cor. Tapetes vulcanizados são resistentes, antiderrapantes, laváveis e anti-chamas. São fabricados 100% em PVC com uma grande variedade de cores e podem ser produzidos em diversos tamanhos. Tapetes vulcanizados podem ser utilizados em entradas, corredores, elevadores e outros ambientes comuns, além de uso em áreas externas protegidas por área coberta. Podem ser batidos, aspirados e lavados.

Disponíveis nas cores:

paleta-de-cores

(mais…)

A Olimpo acredita em Consumo Consciente

O consumo consciente é um dos pilares do mundo moderno no que diz respeito à preservação do meio ambiente. Para estimular este consumo consciente, após a Segunda Guerra Mundial, foi criado o conceito dos 3 “Rs”, que eram Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Com o passar do tempo, foi visto que apenas isso não seria o suficiente e, então, foram acrescentados outros 5 “Rs” a esta lista, totalizando 8 direcionamentos para um mundo mais consciente. São eles: (mais…)

Soluções dos 4 pilares

A Olimpo considera que o conhecimento e a experiência da mão de obra é fundamental para uma limpeza eficaz. Em conjunto com a utilização dos melhores produtos químicos, dos equipamentos de limpeza corretos, além do cuidando com a segurança pessoal e coletiva da equipe, é possível atingir a excelência em limpeza profissional. (mais…)

Treinamentos In Company tornam sua equipe de limpeza mais eficiente

Atuando no mercado como uma das maiores distribuidoras de produtos e equipamentos de limpeza, higiene e descartáveis do Rio Grande do Sul, a Olimpo tem uma vasta experiência adquirida ao longo dos anos e está apta a compartilhar soluções eficientes de limpeza. (mais…)

Compre agora!
Fale com a Olimpo e encontre a
melhor solução para a sua limpeza