O período de troca de estações sempre vem acompanhado de mudanças nas temperaturas e no clima, o que se torna um desafio para as equipes de limpeza e conservação. Como manter o padrão de limpeza profissional nas diferentes épocas do ano? Quais as particularidades de cada estação? Confira as dicas da Olimpo sobre limpeza institucional!
A estação mais quente do ano, que acontece entre os meses de dezembro e março, é propícia para limpezas pesadas e atividades que exijam secagem natural. Aproveite este período para efetuar a limpeza de tecidos, áreas externas, piscinas e demais ambientes ou materiais que nem sempre são beneficiados pela umidade do resto do ano.
Mesmo assim, é importante ter cuidados especiais em relação ao uso da água para limpeza e conservação. Nesse período, é comum acontecer dias de racionamento, além da divulgação de campanhas para evitar o desperdício e o uso indiscriminado. É importante orientar as equipes de limpeza a utilizar com moderação a água no momento da limpeza industrial, seguindo processos pré-definidos em relação ao volume gasto no serviço. A economia traz benefícios à empresa tanto financeiros quanto ambientais, uma vez que evita despesas além da conta e poupa os recursos. Para facilitar esse processo, equipamentos de limpeza profissional podem ser empregados, como balde duas águas, espremedores para balde e kit limpa vidros, que reduzem a quantidade a ser usada, além da lavadora de piso, que garante uma limpeza eficiente.
Durante os meses de março a junho, o outono espalha flores e folhas pelas calçadas e pátios. Nessa estação do ano, as práticas mais comuns dos serviços de limpeza voltam-se para a conservação dos ambientes externos. Vassoura de jardim, lixeiras, sacos de lixo e varredeira manual representam algumas das utilidades de limpeza que são imprescindíveis nessa época, facilitando o recolhimento das folhas. Nos dias chuvosos, também comuns nesse período, embaladores de guarda-chuva podem fazer toda a diferença na entrada do estabelecimento, oferecendo conforto e funcionalidade aos visitantes e colaboradores da empresa.
Aproveite esta época para finalizar as limpezas maiores iniciadas no verão e que pela irregularidade do tempo deverão ser adaptadas dali para frente.
De junho a setembro, o inverno é a estação mais rigorosa no que diz respeito ao frio e à incidência de doenças como gripe, resfriados e alergias. Por isso, os cuidados com a limpeza e higiene dos ambientes devem ser ainda maiores. O uso de equipamentos de proteção é obrigatório em qualquer época do ano, mas, durante o inverno, é recomendado reforçar junto à equipe a importância dos EPIs para evitar o contágio e a propagação de vírus e bactérias. Álcool gel e luvas descartáveis são alguns dos produtos que devem ser utilizados com frequência, e é importante instruir sua equipe de trabalho sobre a importância do uso do álcool gel para evitar transmitir ou mesmo se contaminar com doenças. Um tapete personalizado também pode fazer a diferença na porta de entrada, evitando que a sujeira vinda da rua fique espalhada pelo piso da empresa, o que ajuda a evitar acidentes causados pela umidade do piso.
No período de setembro a dezembro, a primavera exige cuidados de higiene na empresa relativos à prevenção de alergias, que são mais recorrentes nesses meses do ano. A limpeza de superfícies e a abertura de janelas para a troca de ar são práticas funcionais durante essa época. Utilize lustra móveis para limpar as superfícies de trabalho e evitar problemas respiratórios, além de limpadores potentes para ambientes com grande acúmulo de pó.
Para todas as estações do ano, é importante manter a equipe bem treinada e conhecer bem o portfólio da distribuidora de produtos de limpeza. Assim, você pode definir os utilitários certos para verão, outono, inverno ou primavera e manter sempre os padrões de limpeza e conservação. Utilize o blog da Olimpo sempre que precisar de inspiração para manter os ambientes de sua empresa com qualidade profissional!
Procurando indicação de produtos? Confira as sugestões da Olimpo aqui.