Além de item decorativo, os tapetes e carpetes servem para deixar o ambiente mais elegante, aconchegante e aquecido. No entanto, demandam determinado empenho por serem acumuladores de sujidades como poeira e absorverem com facilidade líquidos derramados. Independente se forem acarpetados, de pêlos ou tecido precisam ser constantemente limpos e higienizados. Mas isso não será mais problema após você ler este blog sobre como limpar tapetes com eficiência.
Assim como qualquer outra área a ser asseada, limpar tapetes e carpetes requer cuidados e periodicidade para melhor higienização e conservação do tapete. Mas nada que seja difícil ou impossível, muito pelo contrário, é necessário e fácil! Sobretudo, levando em consideração que um terço da população brasileira sofre de rinite alérgica e precisa dessa peça de tapeçaria limpa e aspirada, seja em casa ou na empresa.
Vamos lá para um passo a passo:
- Primeiramente é importante você aspirar o tapete ou carpete de forma que não levante tanta poeira, nem espalhe areia ou terra que possam estar incrustadas nas tramas da peça. Esta ação favorece também, a remoção de ácaros dos tapetes.
- Se a sujidade for líquida, absorva o máximo possível com um pano de limpeza (sem esfregar) ou papel absorvente. No caso de sujeira sólida, use algum utensílio de superfície lisa para retirar o quanto conseguir. Complete a limpeza do tapete com um pano úmido e gotas do detergente Sabão Líquido Neutro da distribuidora e fábrica de produtos de limpeza Olimpo. Ele vai permitir a limpeza dos tapetes e carpetes sem manchar ou perder as cores e trabalhados dos mesmos.
Lembre apenas de sempre ir trocando o pano sujo por um limpo.
- Após remover as manchas do tapete e retirar o excesso de poeiras e partículas, com a tapeçaria limpa (previamente) e seca, pegue uma escova de limpeza e escove, suavemente, os pêlos ou cerdas.
- Importante lembrar que, produtos de limpeza líquidos para tapetes, devem ser usados com uma esponja de limpeza absorvente para melhor limpeza de manchas nos tapetes que sejam mais antigas ou difíceis de eliminar.
- No caso de limpeza geral, na qual a lavagem de tapete for feita com água por um profissional de limpeza da sua empresa, é importante que ele planeje de acordo com o clima. Caso contrário o tapete não secará a tempo e irá adquirir um cheiro de umidade desagradável, difícil de remover. Neste caso, é imprescindível, utilizar produtos e acessórios de limpeza adequados, conforme já citados nos itens deste passo a passo.
- Para finalizar a higienização de tapetes de pêlos vale passar um pano úmido com o Amaciante de alta performance BLUE SKY ULTRA que propiciará deixar um aroma agradável no ambiente. Porém, atente para a diluição correta dos produtos de limpeza que for utilizar para que não grude com maior facilidade as sujeiras.
- Para melhor limpar o acúmulo de sujeira nos tapetes, vale limpar mais seguidamente, inclusive, deixando algumas horas no ar livre. Isso servirá também para que, o piso onde ele estiver sendo utilizado respire e possa ser limpo e higienizado nas rotinas de limpeza.
Em casos em que não possam realizar a completa limpeza profissional no ambiente corporativo, existem empresas especializadas na limpeza e higienização de tapetes e sofás que oferecem inclusive, serviços de recuperação e impermeabilização de tapetes.
No entanto, para manter a higiene e conservação de sua empresa, se faz necessário que incluam nas tarefas de rotina de limpeza as dicas que lhes apresentamos neste blog de Como limpar tapetes com eficiência pela manutenção da mesma.