Todos sabem o quanto a psicologia do sistema de cores tem forte influência e efeitos sobre as pessoas e seus comportamentos. Afinal, elas são assimiladas pelo ser humano através da visão que é um dos cinco sentidos e o que conduz com maior rapidez a informação ao cérebro. Os olhos são os sensores e o cérebro é o processador das necessidades, reações e dos entendimentos. Seja positiva ou negativamente sempre haverá uma instigação psico emocional causada pelos sistemas de cores que gerará determinadas respostas e conceitos.
Mas qual seria a relação e finalidade das colorações e sistema de cores na limpeza e higienização?
Até o momento não existe um padrão normatizado de cores para produtos e equipamentos de limpeza. No entanto, as empresas da área de limpeza fabricam artigos com tons diferentes para colaborar nas estratégias para uma correta limpeza e higienização segura. São medidas que servem para estabelecer, diferenciar e organizar cada item para determinada área a limpar através do sistema de cores.
A diferenciação por cores permite, de forma mais eficaz, a descontaminação dos ambientes. Assim, será possível evitar que panos de chão acabem pairando sobre a mesa das refeições ou de trabalho, luvas utilizadas para lavar a louça sejam as mesmas recentemente usadas na desinfecção do banheiro ou ainda os resquícios de produtos fortes passados na cozinha sejam repassados através do mesmo pano de limpeza utilizado em um berçário ou as salas de aula.
A Olimpo, como uma das maiores distribuidoras de produtos e equipamentos de limpeza profissional de Porto Alegre e região metropolitana oferece inúmeras soluções para limpeza em escolas, limpeza industrial e limpeza empresarial. São diversas utilidades de limpeza das mais variadas cores e formas que proporcionam organização e limpeza segura, eficiente e sem contaminação cruzada. Abaixo, dicas importantes para alguns dos utensílios básicos mais utilizados na limpeza diária de sua empresa e espaços, sejam internos ou externos:
- PANOS DE LIMPEZA – Use panos de cores diferentes para áreas diferentes. Os panos alvejados são adequados para locais com baixa sujidade. Já os panos crus são ideais para sanitários e ambientes propícios à proliferação de vírus, germes e bactérias. Recomendamos que sejam diferenciados os panos de limpeza através de suas cores para a seguinte classificação de limpeza: banheiros, chão ou pisos, cozinhas, vidros e espelhos, e pó e eletrônicos.
- ESPONJAS – Mesmo princípio, cores diferentes impedem a contaminação cruzada. As esponjas verdes, por exemplo, são destinadas a limpezas pesadas: paredes, rejuntes, azulejos. Já as azuis somente para as louças e limpezas leves. As brancas são utilizadas em superfícies que podem riscar e requerem maior cuidado.
- LUVAS – As amarelas podem ser direcionadas para limpezas de baixa sujidade como escritórios e salas. As azuis para limpeza pesada, com alto grau de sujidade como banheiros, quartos hospitalares, lixeiras ou ambientes com maior concentração de bactérias. Para as cozinhas recomendamos a laranja ou qualquer outra cor que não esteja sendo utilizada nos demais ambientes.
- MOPS ou VASSOURAS – É possível comprar diferentes fibras para delimitar o uso em cada ambiente. Utilize vassouras utilitárias para ambientes internos (pisos mais delicados), vassouras de palha para pátios e vassouras de fibra mais resistente para situações que demandem esfregação. Já os mops de limpeza já possuem fibras de cores diferentes, permitindo o mesmo sistema de cores recatado anteriormente para diferentes ambientes.
- BALDES DE LIMPEZA – Baldes duas águas são de extrema importância na limpeza correta dos ambientes. Com eles, é possível utilizar um compartimento para umedecer o pano com produto e outro apenas para enxágue. Este tipo de balde apresenta possibilidade de diferenciação também por cor. A limpeza úmida também pode ser feita utilizando dois baldes simples, porém de cores e finalidades distintas.
- SACOS DE LIXO – Tanto o sistema de cores dos sacos de lixo quanto das lixeiras tem um papel fundamental na conscientização ambiental e reciclagem dos descartes. Neste fator a determinação é universal, sendo: sacos azuis para papéis, marrom para resíduos orgânicos, verde para vidro, branco ou transparente para lixo hospitalar e médico, amarelo para metal, vermelho para plástico, roxo para resíduos radioativos, cinza para materiais não reciclados e pretos para madeiras.
- LIXEIRAS – Seguindo a ideologia das cores dos sacos, os principais armazenadores de lixo devem ser de plástico (para melhor e constante higienização e descontaminação) e também tem os mesmos direcionamentos de cor que os sacos de lixo.
Opções e equipamentos de limpeza para solucionar esta preocupação e cuidado não faltam. Há ainda a preocupação em guardar separadamente os equipamentos de limpeza do sistema de cores, para mais uma vez evitar a contaminação. A diferenciação correta e uso consciente dos seus acessórios e utensílios de limpeza e higienização são fundamentais para a saúde de seus funcionários, clientes e consequentemente de sua empresa. Ambiente limpo e organizado é garantia de sucesso e ótimos resultados.
As dicas foram úteis? Não deixe de conferir maiores informações aqui no nosso blog da Olimpo!