A Olimpo apresenta soluções de limpeza com base em 4 pilares

Ar-condicionado com saúde

A chegada das estações mais frias do ano representa uma época propícia para a propagação de gripes, resfriados e doenças respiratórias, principalmente em ambientes de trabalho onde há concentração de pessoas e o ar-condicionado permanece ligado durante todo o dia. Mas não só a mudança de temperatura na troca de clima que prejudica o corpo humano. Em nosso dia-a-dia, as instituições que trabalhamos podem tomar algumas medidas para evitar a propagação de vírus e bactérias. Uma medida importante e que impacta direramente na saúde dos colaboradores é a limpeza de ar-condicionado. Vamos ver algumas dicas e entender um pouco mais da importância dessa prática de limpeza?

 

  • Ar-condicionado pode ser prejudicial à saúde?

O ar-condicionado têm a função de retirar a umidade do ambiente, o que faz com que as pessoas que estejam expostas ao aparelho sintam suas vias aéreas ressecadas, gerando dificuldade para respirar, sensibilidade na garganta, tosse e irritações nos olhos e nariz. Ar-condicionado pode ser prejudicial quando utilizado de maneira incorreta, com temperatura muito baixa ou muito alta, eliminando ao poucos a qualidade do oxigênio disponível no ambiente. Alguns transtornos que podem ocorrer desta pratica são as doenças em decorrência da mudança de temperatura do ambiente externo com o interno, bem como resfriados e dores de cabeça devido ao desconforto térmico. Aconselham-se sempre temperaturas entre os 20 e 23 graus para evitar transtornos.

 

  • A importância da limpeza do ar-condicionado

O filtro do ar-condicionado acumula impurezas fazendo com que circulem bactérias, fungos e ácaros, dentre outros poluentes. Ar-condicionado sujo causa doenças e  facilita a entrada de vírus, bactérias e fungos, aumentando o risco de se contrair infecções e agravar alergias, desencadeando o contágio de todo o ambiente de trabalho.

Além disso, o filtro sujo causa uma diminuição na eficácia do aparelho, que passa a exigir um esforço maior da mecânica e repassa a poeira para o interior do ambiente. A falta de manutenção do ar-condicionado impacta em um maior consumo de energia, uma vez que o filtro tem sua passagem de ar obstruída. Por isso, é necessária a higienização do filtro de ar mensalmente, conforme as orientações dadas pelo fabricante sobre limpar o ar-condicionado.

 

  • Como limpar ar-condicionado?

O filtro deve ser retirado do ar-condicionado já desligado, seguindo as instruções contidas no manual do produto para não danificar o aparelho durante a remoção. Utilizando de equipamentos de limpeza profissional, a equipe de limpeza precisa ser orientada a lavar o filtro com sabão neutro ou limpadores de uso geral, secando-o posteriormente com panos de limpeza. O filtro deve ser limpo numa periodicidade curta, de preferência mensal, para estar sempre em um padrão de limpeza profissional adequado.

 

  • Quais os benefícios?

Além dos benefícios relacionados à saúde e a boa qualidade do ar no ambiente de trabalho, limpar o ar-condicionado traz melhorias em outros aspectos para a empresa. Uma equipe saudável faz a produtividade aumentar, e consequentemente os lucros! Além disso, o rendimento do aparelho depois de limpo aumenta consideravelmente. Com isso, o consumo de energia reduz e a vida útil do ar-condicionado e do compressor são prolongadas, enquanto que a emissão de poluentes também diminui. Após a manutenção, a máquina passa a barrar a poluição outra vez, uma vez que o filtro encontra-se limpo e age como uma forma de bloqueio. Por isso, a limpeza deve ser feita regularmente.

 

A relação custo/benefício, portanto, torna-se bastante proveitosa para a organização que, além de melhorar a qualidade do ar que se respira e evitar problemas de saúde de seus colaboradores, também economiza em custos, energia e ainda ajuda o meio-ambiente. Gostou das dicas? Confira sempre mais informações no blog da Olimpo!

Compre agora!
Fale com a Olimpo e encontre a
melhor solução para a sua limpeza