A Olimpo apresenta soluções de limpeza com base em 4 pilares

Dicas de Limpeza para Condomínios

Limpar uma casa onde vivem e circulam poucas pessoas já exige demasiadamente de esforço, organização e uma rotina de limpeza eficaz. Imagine, então, em um condomínio onde há grande trafegabilidade de pedestres, veículos, equipamentos e máquinas. Tratando-se de conjuntos habitacionais, ainda levamos em consideração o uso e circulação de moradores adultos e infantis, pets de estimação, áreas de lazer comum e funcionamento fixo. Traremos aqui, algumas dicas de limpeza para condomínios residenciais (que também poderão ser aplicadas em algumas áreas dos conjuntos comerciais) que facilitarão a limpeza e higienização destes empreendimentos.

A limpeza destas áreas é bastante ampla (tanto externamente quanto internamente), sobretudo por serem de uso comunitário. Então, algumas técnicas de limpeza profissional devem ser seguidas, otimizando assim a limpeza de condomínios para que todos ambientes fiquem em perfeitas condições ao uso de seus habitantes e visitantes.

A primeira dica é a análise minuciosa de todas as áreas onde serão realizadas a limpeza no condomínio, analisando as superfícies e produtos de limpeza a serem utilizados. Externamente deverão ser considerados os tipos de piso e circulação (garagem, passarelas, calçadas, árvores, plantas, jardins…). Há muitas coisas para limpar em um condomínio, mas cada uma delas exige materiais de limpeza diferentes.

Empresas especializadas em produtos de limpeza corporativa como a distribuidora de produtos de limpeza Olimpo, na região metropolitana de Porto Alegre, oferecem químicos e equipamentos específicos de alta qualidade para limpeza em condomínios.

 

  • PARA PISOS:

No caso de pisos frios e porcelanatos, a limpeza deverá ser diária com mop úmido e químicos específicos, conforme nível de sujidade, como: o Ecolimp Multi 100, LP 1000 Ultra ou Multi 500 Ultra. Dependendo da superfície ceras de alta performance podem ser utilizadas, como a linha Autoflex: Autoflex HS Ultra, Autoflex 5000 Ultra e Autoflex 1000 Ultra.

Para pisos de madeira: além da necessidade de serem limpos diariamente com o Mop pó, devem ser encerados periodicamente com as ceras Poliflex Ultra, Poliflex 100 ou a cera Brilho. Esses produtos devem ser aplicados com aplicadores de cera.

Pisos emborrachados, geralmente encontrados em playgrounds internos ou academias podem ser limpos com Força Ultra ou Multi 500 Ultra.

Os pisos externos (pátios, calçadas estacionamentos) demandam um esforço maior, mas podem ser varridos e lavados (assim como outras superfícies) com as varredeiras manuais e as lavadoras de piso.

Áreas acarpetadas: além da aspiração diária devem ser higienizadas com o LC 5000 Ultra, químico específico para este tipo de superfície.

 

  • PAREDES

Os materiais de limpeza e equipamentos a serem utilizados na limpeza das paredes, dependerá muito do material que as revestem. O uso deve envolver fibras de limpeza, pulverizadores e panos de limpeza.

Paredes de alvenaria e divisórias podem ser higienizadas com os detergentes Força Ultra ou DT Economic Neutro. Especificadamente para as divisórias os limpadores Clean Desk Ultra e Ecolimp Clean Desk são bastante eficazes na remoção de sujidades.

Paredes de azulejo geralmente são encontradas apenas em banheiros conforme apresentado a seguir.

 

  • BANHEIROS

Eles podem ser encontrados na recepção (para visitantes), nos estacionamentos, academia, piscina ou qualquer outra área de uso comum nos condomínios. E, assim como em nossos lares, devem estar devidamente limpos e higienizados. Para os pisos e azulejos destes ambientes recomendamos: o detergente de alta performance Força Ultra, o limpador à base de peróxido de hidrogênio Oxxy Ultra e o alvejante Clorimpo Olpclean. Para vasos sanitários e louças o Super WC Industrial Ultra, e para desinfetar DS 1000 Ultra.

Manter dispenser de álcool gel, sabonete, papel toalha e papel higiênico sempre abastecidos também faz parte da rotina de limpeza dos condomínios.

 

  • LIXEIRAS

Em todas as áreas de um conglomerado habitacional devem estar dispostas lixeiras, preferencialmente lixeiras seletivas. Conforme a extensão e circulação existem diversos tipos de lixeiras adequadas: lixeiras de coletas seletiva com abertura frontal, lixeira coleta seletiva basculante, lixeiras com pedal, lixeiras com tampa ou contentores. Importante é que todas estejam acessíveis e com seus devidos sacos de lixos para correto descarte posteriormente.

 

  • VIDROS E JANELAS

Os vidros são um dos principais vilões da limpeza nos condomínios, mas para eles existem equipamentos de limpeza bastante práticos que facilitam a aplicação dos produtos Bright Glass Ultra e Ecolimp Bright Glass, como o kit limpa vidros, os rodos limpa vidros e os cabos extensores. Utilize sempre pulverizadores para maior rendimento e qualidade na limpeza. Assim como o vidro, limpar as janelas dos apartamentos também necessita de esmero. Sugerimos a limpeza com o Força Ultra sempre antes da higienização dos vidros.

 

Outros materiais de limpeza e equipamentos podem ser utilizados nas tarefas de limpeza e manutenção de condomínios, como o carro funcional e o balde duas águas. Eles facilitarão e potencializarão as atividades pela eficiência e praticidade que oferecem.

É de extrema importância que a equipe de limpeza profissional esteja alinhada com as regras e necessidades da propriedade e tenha a orientação do síndico para que sejam compridas adequadamente as demandas. Deverão montar juntos o cronograma de limpeza, definindo horários e frequência (diária, semana, quinzenal, mensal e semestral) da limpeza do condomínio.  Importante que haja cooperação dos condôminos também, na limpeza e conservação das áreas comuns.

Não deixe de conferir mais dicas e consultar nossos preços. Contate a Olimpo e disponibilize aos seus condôminos um lugar agradável onde o bem estar está em primeiro lugar!

Compre agora!
Fale com a Olimpo e encontre a
melhor solução para a sua limpeza