A Olimpo apresenta soluções de limpeza com base em 4 pilares

MANTENDO A ORGANIZAÇÃO E A LIMPEZA NA ESCOLA

Confira dicas de como manter a limpeza escolar e a organização dos diversos recursos de uma instituição.

 

Nos diversos espaços que formam uma escola, desde a sala de aula até pátios e quadras esportivas, todos tem em comum a importância da limpeza no ambiente escolar. Cada um desses espaços possui sua frequência particular de limpeza e exige cuidados específicos na manutenção e organização dos produtos e equipamentos utilizados. O volume de recursos materiais que uma escola administra no seu dia a dia é grande, por isso é importante saber como manter os ambientes organizados. Para isso uma lista com dicas para auxiliar na gestão, organização e conservação dos recursos, além de preservar a limpeza escolar.

 

NA BIBLIOTECA

Fonte de pesquisas e estudos, o acervo da biblioteca deve ser bem estruturado e o ambiente confortável e convidativo ao leitor. Manter prateleiras e exemplares limpos e sem pó é um cuidado constante, bem como manter o ambiente higienizado de forma geral. Manter dispensers de álcool gel é uma forma rápida de incentivar a desinfecção das mãos antes e após o manuseio do material, evitando contaminação. É interessante também escolher um aroma característico para este ambiente e utilizá-lo em difusores e desinfetantes, criando uma lembrança de local acolhedor e convidativo.

 

NA SALA DE AULA

Nas salas de aula a limpeza deve ser intensificada e ocorrer a cada turno, garantindo a higiene do ambiente e a segurança dos alunos. Deve-se eliminar pó, papéis e migalhas de cima das mesas, cadeiras e chão, além de não esquecer de cuidar de prateleiras, armários e lousas, para que sejam preservados. Para facilitar este serviço, produtos químicos de limpeza específicos para limpeza de classes, produzidos para tirar manchas de canetas e sujeiras normalmente concentradas em carteiras escolares podem auxiliar neste processo. Produtos destinados à limpeza de quadros também são importantes pois garantem a limpeza sem danificar a superfície.

 

EM PÁTIOS

A gestão escolar deve investir em organização consciente e coletiva, por isso ambientes de grande movimentação como pátios e corredores são locais onde esta mensagem deve ser propagada. A instalação de lixeiras para coleta seletiva é uma atitude simples e que conta com a colaboração de quem circula por estes lugares. Os resultados ficam ainda melhores quando se realiza um trabalho de conscientização com os alunos e com a certeza que, após recolhimento, o lixo será encaminhado corretamente ao seu destino.

 

MATERIAIS ESPORTIVOS

Os materiais utilizados nas aulas de educação física, nos intervalos ou outras atividades lúdicas devem ser guardados com cuidado e em um local reservado exclusivamente para seu armazenamento, garantindo a usabilidade dos equipamentos.  Manutenção regular se faz necessária, higienizando e limpando cada vez que o material for utilizado.

 

REFEITÓRIOS

Os locais onde estudantes, funcionários e visitantes realizam suas refeições são pontos chave da limpeza na escola. Por serem ambientes de uso comum são encontrados resíduos diversos, de migalhas de alimentos a material descartável. Cada superfície com seu nível de sujidade. Portanto, a mão de obra especializada em limpeza deve realizar uma rápida triagem, atacando as áreas de maior impacto inicialmente e utilizando produtos de limpeza eficientes e destinados corretamente ás necessidades. A limpeza após os intervalos e os períodos de aula deve ser ágil e rápida, se utilizando de químicos apropriados e equipamentos capazes de trazer eficiência aliada à velocidade.

 

 

É importante compreender que os procedimentos de limpeza no ambiente escolar devem sempre observar as boas práticas e o bem-estar comum, utilizando-se de equipamentos de limpeza para realizar as atividades com eficiência, equipamentos de segurança para garantir a saúde dos funcionários e produtos químicos confiáveis e eficazes. É possível identificar que todos estes aspectos são de responsabilidade da administração da instituição, porém a limpeza na escola deve ser um hábito arraigado na cultura dos colaboradores e gestores, além de incentivada constantemente na conduta dos alunos e visitantes. Manter a escola limpa é fruto da colaboração de todos!

Saiba mais sobre os produtos da Olimpo indicados para cada área da escola. Clique aqui

Procurando indicação de produtos? Confira as sugestões da Olimpo aqui.

Compre agora!
Fale com a Olimpo e encontre a
melhor solução para a sua limpeza